quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Viajei com: Harry Potter e o Enigma do Príncipe - J. K. Rowling.

Olá, Férias chegando.
  


E hoje nós vamos falar do sexto e penúltimo livro da Série HP: Harry Potter and the Half-Blood Prince, que foi publicado pela editora Bloomsbury em 2005, sendo traduzido e publicado pela editora Rocco em 2005 como Harry Potter e o Enigma do Príncipe, com 510 páginas.
Após passar o ano todo difamando Harry e Dumbledore e negando o retorno de Voldemort, Cornélio é obrigado a admitir o seu erro e pede demissão do cargo de Ministro da Magia, sendo substituído por Rufo Scrimgeour, ex-auror.
Mas as surpresas não param por aí, logo no começo descobrimos que Snape é tido, pelos Comensais da Morte, como um fiel seguidor e espião de Voldemort, embora Dumbledore acredite no contrário. Também descobrimos que Draco Malfoy fez sua iniciação e se tornou um Comensal, sendo incumbido de realizar uma perigosa missão. Sem duvida a história chegou a um dos seus pontos mais sombrios, tanto que J. K. Rowling declarou que os dois últimos livros eram tão relacionados que pareciam duas metades duma mesma história.
Harry é levado por Dumbledore para passar o restante das férias na Toca, mas antes eles vão ao esconderijo de Horácio Slughorn, ex-professor de Poções, com intuito de convencer Horácio a retomar seu posto em Hogwarts (no que eles são bem sucedidos), e Snape assume o tão almejado cargo de professor de Defesas Contra as Artes das Trevas (já dá para imaginar que algo vai acontecer relacionado a ele – já que o cargo foi azarado).
O desempenho sofrível de Harry em Poções melhora consideravelmente, a ponto de superar Hermione, após a mudança de professor, e claro, após um livro de Poções que pertenceu a uma pessoa que se auto-intitulava “Half-blood Prince” “Príncipe Mestiço”, que contêm inúmeras anotações extremamente úteis no preparo de Poções, além de feitiços e encantamentos.
Com o intuito de conhecerem melhor a Voldemort, Dumbledore passa a ficar mais próximo de Harry, dando algumas aulas extras, onde eles analisam memórias relacionadas ao Lorde das Trevas – tentando desta forma descobrir seus planos e suas fraquezas, pois a batalha está cada vez mais próxima. Mas nem tudo é sombrio nesse livro, pois há espaço para comédia e para o romance, alguns casais são formados, outros desfeitos.
É incrível e maravilhoso perceber o amadurecimento dos personagens, da história e da autora, enquanto escritora. Além disso, a essa altura da série, percebemos a grande habilidade de J. K. de interligar as histórias dos livros, com ganchos, com pistas, com detalhes, sem que a leitura de um livro depende exclusivamente da leitura do livro anterior.

Espero que tenham gostado, peço que ajudem a divulgar o blog.
Caso queira comprar o livro, é só clicar no LINK, e se você comprar QUALQUER livro por esse link você ajuda o blog sem nenhum custo adicional. Beijos e até a próxima.

Capa original da edição britânica.

2 comentários:

  1. Olá,
    acabo de conhecer seu blog e já me deparo com um post sobre um livro da minha série favorita no mundo :)
    Sou louca por HP desde os meus 13 anos, e isso faz tempo, viu? Preciso reler os livros, pois já faz alguns anos que não toco neles, desde que finalizei a série. Enfim, qualquer livro dessa série é bom, mas tenho um carinho especial pelos 4 últimos :)
    bjo
    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Harry Potter também é minha série favorita <3. Esse mês todos os post são relacionados a série (TAGs, resenhas, minha coleção). Bjs.

      Excluir