Pular para o conteúdo principal

TAG - Doenças Literárias

Hoje vou responder a TAG “Doenças Literárias”, não sei o nome do criador, mas vi no canal da Tatiane FeltrinAs perguntas da TAG relacionam livros com algumas doenças, então vamos nessa:


1. DIABETES: Um livro muito doce:



“A Moreninha” – Joaquim Manoel de Macedo, publicado em 1844. Li emprestado da biblioteca da escola, mas pretendo comprar – antes de reclamar da melosidade do livro LEMBRE-SE ele foi escrito no período do romantismo.
Sinopse: A história gira em torno de uma aposta feita entre 4 amigos estudantes de medicina - Filipe, Leopoldo, Augusto e Fabrício – nesta aposta Augusto (jovem inconstante no amor, afirmando nunca se apaixonar) se compromete a não ser apaixonar por mais de 15 dias pela mesma mulher, caso perca a aposta deve escrever um livro contando a sua derrota, e caso vença os colegas devem escrever um livro relatando a inconstância de Augusto (daí surge o livro A Moreninha). Logo no inicio eles são convidados a passarem um final de semana na ilha onde mora a avó de Filipe, onde conhecem a irmã e as primas de Filipe e o motivo da inconstância amorosa de Augusto.


AMO esse livro


2. CATAPORA: Um livro que você pegou para ler e nunca mais vai pegar de novo.

Difícil, pode ocorrer de não ter sido o livro no momento certo, me levando a não gostar da obra. Mas, vamos lá.




Inocência – Visconde Taunay, publicado em 1872, classificado como transição do romantismo para o período naturalista. Li como leitura obrigatória do ensino médio, o livro não me cativou, achei “deprê”, então não será relido.

Sinopse da Editora Melhoramento: Meados do século XIX, província de Mato Grosso. Imagine uma história com cara de Romeu e Julieta. No papel de Romeu, um tal Cirino, moço de bom caráter que atua como médico nos confins do sertão. Como Julieta, a bela e simples Inocência. Acrescente o cenário rural, um fazendeiro rude e autoritário e um vilão. Tempere tudo com um naturalista alemão, especializado em insetos. Prepare-se para conhecer uma típica história do romantismo regional brasileiro, que, por meio da ficção, retrata os costumes e o comportamento do sertanejo com direito a muita emoção, suspense e uma pitada de humor.



 3. CICLO MENSTRUAL: Um livro que você relê constantemente.


E Não Sobrou Nenhum - Agatha Christie, que já tem resenha no blog: link.
Simplesmente AMO esse livro, já li umas 5 vezes, um dos melhores livros de romance policial que já li.



 4. GRIPE: Um livro que se espalhou como vírus.



E aí, esperando um do John Green??? Pois é, não li nenhum dele ainda, mas pretendo ler.
O Código Da Vinci – Dan Brown, publicado em 2003. Virou uma febre quando foi lançado, e gerou uma baita polêmica. Li em 2005 para a escola, e AMEI, antes de ser apedrejada em praça pública por heresia: NÃO LEVE AS COISAS TÃO À SÉRIO, é apenas uma obra ficcional. A descrição de Dan Brown é SHOW, eu viajei a Paris nessa obra, se levarmos apenas isso em consideração já vale muito apenas ler o livro.

Sinopse: Um assassinato dentro do Museu do Louvre, em Paris, traz à tona uma sinistra conspiração para revelar um segredo que foi protegido por uma sociedade secreta desde os tempos de Jesus Cristo. A vítima é o respeitado curador do museu, Jacques Saunière, um dos líderes dessa antiga fraternidade, o Priorado de Sião, que já teve como membros Leonardo da Vinci, Victor Hugo e Isaac Newton. Momentos antes de morrer, Saunière deixa uma mensagem cifrada que apenas a criptógrafa Sophie Neveu e Robert Langdon, um simbologista, podem desvendar. Eles viram suspeitos e detetives enquanto tentam decifrar um intricado quebra-cabeça que pode lhes revelar um segredo milenar que envolve a Igreja Católica.

Apenas alguns passos à frente das autoridades e do perigoso assassino, Sophie e Robert vão à procura de pistas ocultas nas obras de Da Vinci e se debruçam sobre alguns dos maiores mistérios da cultura ocidental – da natureza do sorriso da Mona Lisa ao significado do Santo Graal. Mesclando os ingredientes de um envolvente suspense com informações sobre obras de arte, documentos e rituais secretos, Dan Brown consagrou-se como um dos autores mais brilhantes da atualidade. 



 5. ASMA: Um livro que tirou seu fôlego.

NOVAMENTE “E Não Sobrou Nenhum - Agatha Christie”, vou falar muito dele aqui no blog, se ainda não leu esse livro LEIA, é muito bom.



 6. INSÔNIA: Um livro que te tirou o sono.


Nesse caso não foi um, e sim 4 – os quatro livros da série As Brumas de Avalon – Marion Zimmer Bladley, que comprei por indicação da Tatiane Feltrin. Quando estava próxima do fim dos livros dava uma estendida na leitura – por que estava LOUCA para saber o que ia acontecer. A série é simplesmente maravilhosa. Há alguns livros que antecedem a série que pretendo ler futuramente, e estão na minha lista.
Sinopse: A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo-Rei e O Prisioneiro da Árvore são os quatro volumes que compõem As Brumas de Avalon - a grande obra de Marion Zimmer Bradley -, que reconta a lenda do rei Artur através da perspectiva de suas heroínas.

Guinevere se casou com Artur por determinação do pai, mas era apaixonada por Lancelote. Ela não conseguiu dar um filho e herdeiro para o marido, o que gera sérias conseqüências políticas para o reino de Camelot. Sua dedicação ao cristianismo acaba colocando Artur, e com ele toda a Bretanha, sob a influência dos padres cristãos, apesar de seu juramento de respeitar a velha religião de Avalon.  Além da mãe de Artur, Igraine e de Viviane, a Senhora do Lago que é a Grande Sacerdotisa de Avalon, uma outra mulher é fundamental na trama: Morgana, a irmã de Artur. Ela é vibrante, ardente em seus amores e em suas fidelidades, e polariza a história com Guinevere, constituindo-se em a sua grande rival. Sendo uma sacerdotisa da Avalon, ela tem a Visão, o que a transforma em uma mulher atormentada. Trata-se, acima de tudo, da história do conflito entre o cristianismo, representado por Guinevere, e da velha religião de Avalon, representada por Morgana. Ao acompanhar a evolução da história de Guinevere e de Morgana, assim como dos numerosos personagens que as cercam, acompanhamos também o destino das terras que mais tarde seriam conhecidas com Grã-Bretanha. As Brumas de Avalon evoca uma Bretanha que é ao mesmo temo real e lendária - desde as suas desesperadas guerras pela sobrevivência contra a invasão saxônica até as tragédias que acompanham Artur até a sua morte e o fim da influência mítica por ele representada.

Igraine, Viviane, Guinever e Morgana revelam através da história de suas vidas e sentimentos a lenda do rei Artur, como se ela fosse nova e original.



 7. AMNÉSIA: Um livro que você leu mas não se lembra muito bem.


O Quinze – Rachel de Queiroz, publicado em 1930. Apenas me lembro que o livro retrata a seca de 1915, e a história de uma família de retirantes. Apesar de não lembrar da obra, um trecho ficou gravado:


“E Chico Bento pensava: ‘Por que, em menino, a inquietação, o calor, o cansaço, sempre aparecem com o nome de fome?’.”


Sinopse: O Quinze foi o primeiro e mais conhecido romance da escritora. A história se dá em dois planos: um enfocando o vaqueiro Chico Bento e sua família; o outro, a relação afetiva entre Vicente, rude proprietário e criador de gado, e Conceição, sua prima culta e professora. Conceição é apresentada como uma moça amante dos livros e com tendências feministas e socialistas. O período de férias, ela passava na fazenda da família com a avó Mãe Nácia, no Logradouro, perto do Quixadá, onde morava seu primo Vicente. Com o advento da seca, a família de Mãe Nácia decide ir para cidade e deixar Vicente cuidando de tudo, resistindo. No segundo plano, Rachel apresenta a marcha trágica do vaqueiro Chico Bento com sua mulher e seus cinco filhos, representando os retirantes. Ele é forçado a abandonar a fazenda onde trabalhava. Com algum dinheiro, mantimentos e um animal, ruma para o Norte, onde há a extração da borracha. No percurso, o filho mais novo morre envenenado e o mais velho desaparece. Ao chegarem no campo de concentração, são reconhecidos por Conceição, sua comadre, que vai lhes prestar ajuda. Rachel conseguiu exprimir os anseios e angústias da sua região brasileira. Estou precisando reler. 


 8. DOENÇAS DE VIAGEM: Um livro que te leva pra outra época/ mundo/lugar.


A minha eterna PAIXÃO: Harry Potter, que dispensa qualquer apresentação, e a J. K. Rowling é FABULOSA na descrição, viajamos fácil, fácil para Hogwarts. Conheci a saga através do primeiro filme, no começo do ano letivo de 2002 minha professora de Português trouxe para assistirmos, tenho apenas 2 palavras para dizer a ela:


 

MUITÍSSIMO OBRIGADA POR ME APRESENTAR AO QUE CONSIDERO A MELHOR SÉRIE DO MUNDO (que fique claro: essa é a MINHA opinião).

Beijos e até a próxima.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr