segunda-feira, 19 de junho de 2017

Viajei com: Uma longa jornada para casa - Saroo Brierly



Tudo bem com vocês??? No post de hoje quero comentar sobre o livro Uma longa jornada para casa de Saroo Brierly. Caso queira comprar o livro, é só clicar no LINK, e se você comprar QUALQUER livro por esse link você ajuda o blog sem nenhum custo adicional.


SINOPSE: Aos 5 anos, Saroo pede ao irmão mais velho que o deixe acompanhá-lo à cidade onde ele passava os dias em busca de dinheiro e comida. Durante a viagem, o menino adormece. Ao despertar, confuso, se vê sozinho na estação de trem. Ele não sabe onde está o irmão, mas vê um trem parado. Imaginando que Guddu poderia estar lá dentro, Saroo embarca no vagão, e isso o faz atravessar a Índia.
Sem saber ler nem escrever, e sem ideia do nome de sua cidade natal ou do próprio sobrenome, ele é obrigado a sobreviver sozinho nas ruas de Calcutá até ser levado para uma agência de adoção e ser escolhido por um casal australiano. Os anos se passam e, ainda que se sinta extremamente agradecido pela nova oportunidade que os Brierleys lhe proporcionaram, Saroo não esquece suas origens. Até que, com o advento do Google Earth, ele tem a oportunidade de procurar pela agulha no palheiro que costumava chamar de casa, e investiga nas imagens de satélite os marcos que poderia reconhecer do pouco que se lembra de sua cidade.
Um dia, depois de muito tempo de procura, Saroo encontra o que buscava, mas o que acreditava ser o fim da jornada é apenas um novo começo.


Eu ganhei esse livro de Amigo Secreto da linda da Kátia Cristina. E me interessei pelo livro após acompanhar a premiação do Oscar, pois a adaptação foi indicada em 6 categorias, quando li a sinopse da obra achei bem interessante.
Eu gostei da leitura, achei uma experiência bem enriquecedora, conhecer um pouco mais da vida na Índia, embora seja chocante determinados pontos. Principalmente quando trazemos para a nossa realidade, e percebemos o quão próximos estamos dessa situação: na Índia é comum crianças passarem dias longe de casa, no Brasil passar dias não é comum, mas horas sim, algumas crianças passam o dia na casa do vizinho, de um conhecido e os responsáveis não se dão o trabalho de ir ver o que elas estão fazendo.
Mas nem tudo são flores, a narrativa tem alguns problemas – alguns pontos ficaram truncados, não sei se foi questão de escrita, já que Saroo não é um escritor, ou se foi questão de tradução. No final do livro temos algumas fotos de sua viagem de volta à Índia.

O livro foi adaptado para o cinema. O filme foi dirigido por Garth Davis, e foi indicado a quatro Globos de Ouro. O longa é protagonizado por Dev Patel, Jamal Malik de “Quem Quer Ser um Milionário?”; David Wenham, Faramir de “O Senhor dos Anéis”; e tem ainda Nicole Kidman e Rooney Mara no elenco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário