sexta-feira, 16 de junho de 2017

Projeto de Leitura em Conjunto - O Conde de Monte Cristo #8


Tudo bem com vocês??? No post de hoje irei comentar sobre a 5º semana do Projeto de Leitura Compartilhada do livro O Conde de Monte Cristo.
Caso queira comprar o livro, é só clicar no LINK, e se você comprar QUALQUER livro por esse link você ajuda o blog sem nenhum custo adicional.



Essa semana teve um dos capítulos mais sensacionais do livro: o jantar oferecido pelo conde de Monte Cristo, que foi realizado na casa onde Villefort foi esfaqueado por Bertuccio. Eu jurava que o filho que Villefort teve com sua amante seria filho de sua atual mulher, já que na época ele era casado com a mãe de Valentine. Qual não é minha surpresa ao descobrir que a mãe da criança é a sra. Danglars, que atualmente é amante de Debray, amigo de Albert.
Finalmente entendi a participação do rapaz que está se passando por Andrea Cavalcanti, que é na verdade Benedetto, o filho de Villefort. Será que o homem que está se passando por Major Cavalcanti terá alguma participação na história, além de fazer o papel de pai de Andrea?
O capítulo 6, intitulado O Jantar. Dantès começa a dizer que enquanto foram escavar o jardim para decorarem e encontraram uma arca com o esqueleto de uma criança. Ao ouvir isso a senhora Danglars desmaia, e o Villefort quase. E eles nem imaginam que o filho está ali.
Mas talvez Dantès não saiba que Villefort sabe que a criança não está enterrada ali, e que estava viva e sendo adotada por uma mulher que ele não conseguiu localizar, e Villefort confidencia isso a sra. Danglars, que até ali acreditava que a criança havia morrido.
Villefort busca informações sobre Monte Cristo, já que ele sabe de vários detalhes sobre o seu passado, e com quem ele busca essas informações??? Abade Busoni e Sr. Wilmore, que na verdade são disfarces de Edmond, o que eu achei muito engraçado, Dantès passando a maior mentira para Villefort.
O casamento de Danglars não vai anda bem, ele deixa bem claro que sabe dos amantes da esposa, mas desde que ela continue com bons palpites sobre os investimentos está tudo certo, e nossa como ele foi grosseiro com ela.
Achei sensacional o fato de Danglars está todo iludido em relação a Andrea, achando que ele é rico, sendo assim seria um partido melhor que Albert, mas sendo Andrea filho de Villefort com a sra. Danglars, ele é meio-irmão de Eugenie, além de ser pobre, assassino e vigarista.
Caderousse volta a aparecer, e demonstra ser bem intimo de Benedetto, o que me deixou bem curiosa quanto ao tipo de envolvimento que eles têm.
Temos também os preparativos para o casamento de Valentine e Franz. Mas o avô materno da moça vem a falecer, mas ao em vez de atrasar a cerimônia acaba por adianta-la, já que a viúva fica muito doente e quer ver a cerimônia antes falecer.
Em desespero Valentine e Morrel planejam fugir, mas na noite marcada a avó de Valentine vem a falecer, envenenada de acordo com as suspeitas do médico. Como Valentine não aparece, Morrel entra na casa as escondidas, e acaba conhecendo o senhor Noirtier, que o convence a não fugirem e esperar que ele ajudem a cancelar a cerimônia, de que forma ele não deixa claro.
É aqui que terminamos nossa leitura da semana. E nessa próxima semana leremos da Parte IV, Capítulo 17 – O jazigo da família Villefort até a Parte V, Capítulo 4 – O quarto do padeiro aposentado.

Então é isso, espero que vocês tenham gostado, beijos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário