Pular para o conteúdo principal

Viajei com: Por favor, cuide da mamãe - Kyung-Sook Shin - PLM #8

Olá... Tudo bem com vocês??? Espero que sim. Hoje quero compartilhar com vocês minha última leitura: Por Favor, Cuide da Mamãe da autora sul-coreana Shin Kyung-sook, que representou a Coréia do Sul no PLM. O livro foi lançado em 2008, e em 2012 foi traduzido por Flávia Rössler e publicado aqui no Brasil pela editora Intrínseca com essa capa lindíssima.


A história gira em torno do desaparecimento de Park So-nyo, 69 anos, mãe de 4 filhos. Ela e o esposo moravam na aldeia onde ele cresceu, e fazia tempos que os filhos não iam até a aldeia. Pensando que era um fardo fazer duas comemorações, com dois rituais ancestrais próximos, Park So-nyo sugeriu que se reunissem apenas no aniversário do marido, um mês antes do seu.
Ao chegar a Seul para visitar os filhos e comemorar o aniversário dos dois, ela acaba se perdendo no marido em meio à multidão na plataforma da estação de metrô. O marido, que sempre andou na sua frente, durante os mais de 50 anos de casamento, simplesmente supôs que a esposa o seguia, sendo essa é a última vez em que Park é vista.
Após o seu desaparecimento, os filhos e o marido começam a procura-la, visitam hospitais, necrotério, delegacias e entregam panfletos pela cidade, tentando encontra-la, mas aos poucos percebem, com grande remorso, que nunca a conheceram e que a mamãe já havia desaparecido de suas vidas há muito tempo, muito antes de se perder em Seul.
O livro é curto, possui 236 páginas e é escrito com simplicidade, ele tem um tom de DÊ VALOR ANTES QUE PERCA, sem ser pedante; é TRISTE, MUITO TRISTE mesmo, sem ser clichê; traz a máxima VALORIZE QUEM AMA, sem ser apelativo. E acabamos por descobrir que a própria Park não escapou desse mal.
O livro é dividido em 4 capítulos e um epílogo, e cada capítulo é narrado por uma pessoa: uma das filha (que é escritora), o filho mais velho (que é diretor de marketing de uma construtora), o marido e a própria mulher desaparecida, e o epílogo é narrado novamente pela filha. A forma como a história é narrada é muito interessante, é como se sua consciência estivesse lhe contando coisa que você fez: “Para você, Mamãe era sempre Mamãe. Jamais lhe ocorrera que ela tivesse tido 3, 12 ou 20 anos de idade. Mamãe era Mamãe. Já tinha nascido Mamãe”, reforçando mais ainda o sentimento de remorso do livro.
Além disso, ficamos conhecendo um pouco mais da cultura coreana e como ela foi influenciada nos últimos anos. A escritora deu uma rápida entrevista a uma TV portuguesa, na época do lançamento do livro em Portugal, e conta um pouco mais sobre a ideia do livro, caso queira assisti é só clicar no link: vídeo.

Fica mega indicado esse livro LINDO e TRISTE. Espero que tenham gostado, beijos e até a próxima.

Comentários

  1. Preciso ler esse livro, tá na lista faz tempo! A sua resenha deu um empurrão, vou pegá-lo logo pra ler.
    Conheço bastante o cinema sul coreano, e este livro me lembrou bastante a sutileza de sentimentos que são abordados nos roteiros.

    Bjos

    www.clubedaquelelivro.com

    ResponderExcluir
  2. Me emocionei só pela resenha! Sinceramente, as pessoas só costumam dar valor depois que perdem, e isso é triste!
    Espero poder ler esse livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é muito triste. E a autora escreve de uma forma que toca o leitor sem ser apelativa. Bjs.

      Excluir
  3. Sempre vi esse lvro nas lojas virtuais e achei a capa linda, mas não sabia sobre oq era, agr com essa resenha ele ja entrou na minha lista de desejados <3 adoro esse tp de enredo emocionante

    Www.cidadedosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus, só o titulo do livro já deixa a gente triste '-'

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse livro,mas,agora me interessei rs :3 Já quero!
    Bj! :*
    anicessilva.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr