sexta-feira, 14 de julho de 2017

Projeto de Leitura em Conjunto - O Conde de Monte Cristo #12


Nessa semana finalizamos a leitura de livro que só posso descrever como maravilhoso.



Albert se alista no exercito, abandona o nome do pai, e adota o do avô paterno. Sua mãe entra para o convento, a fim de se dedicar a buscar a Deus. Confesso que gostaria de saber se Albert consegue concretizar seus planos de fazer carreira e se consegue ser bem sucedido no exercito. Pois é um personagem que me afeiçoei. Pois após sua partida não temos mais noticias dele, e vemos que Dantès também tem afeição ao rapaz, e não lhe quer mal, bem como a sua mãe.
Danglars foge com o dinheiro que deveria ser entregue ao representante do hospício, e deixa uma carta bem ofensiva para sua esposa, que em desespero procura o amante, Debray, que acaba por ficar com grande parte do dinheiro que ela havia guardado do marido.
Villefort passa dias se dedicando ao julgamento de Andrea, pelo assassinato de Caderousse. Na manha do julgamento, antes de ir ao tribunal ele confronta sua esposa, afirmando saber ser ela a assassina que vive em sua casa, mas que não pretende leva-la a julgamento se ela provar do próprio veneno, evitando assim a condenação dos homens e a desonra do nome do marido e do filho. Após esse ultimato ele parte para o tribunal.
Mas durante o julgamento uma grande reviravolta acontece, Bertuccio conta toda a verdade ao rapaz sobre seu pai biológico e os detalhes sobre seu nascimento, que informa a toda corte. A sra. Danglars desmaia e precisa ser socorrida, já Villefort fica de sobremaneira envergonhado, pois sua falta é exposta a toda a sociedade parisiense e abandona o julgamento, que devido as circunstâncias é remarcado e um novo inquérito será instaurado.
Villefort segue apressadamente para casa, a fim de dizer a esposa que a perdoa, que ele também é falho, e que ambos, juntamente com o filho devem ir embora e recomeçar a vida em outro lugar. Mas ao chegar a sua casa, encontra sua esposa em seus últimos momento de agonia, ela havia atendido a ele e ingerido o veneno, e num momento angustiante, ele encontra o filho morto. É nessa hora que Monte lhe revela quem ele é realmente, o desespero de Villefort é tão quem ele enlouquece. Essa é umas das cenas mais impressionantes de todo o livro.
Villefort expia sua culpa, assim como sugere o título do capítulo, através do sofrimento – ele vê seus sogros serem assassinado, julga ter perdido a filha, perde o filho e a mulher, bem como todo o prestigio social.
Dantès após ver esse espetáculo acaba sentindo remorsos, do que fez. Pois ele considera que Villefort teve uma punição muito severa. Mas após conversar com Mercedes, ele entende que tudo foi por permissão de Deus e segue com sua vingança, pois ainda falta Danglars, que rouba o dinheiro que deveria ser entregue ao hospício, e foge para Roma, onde é capturado pelo bando de Luigi Vampa. Danglars é “depenado” financeiramente a mando de Dantès, ficando com apenas um pouco do dinheiro roubado, dinheiro esse que fora devolvido ao hospício por intermédio de Dantès. Após lhe revelar que é, e o motivo de sua vingança ficar claro para o banqueiro, Dantès o perdoa e o liberta. Danglàrs é outro personagem que eu gostaria de saber mais sobre seu destino, o que lhe aconteceu após sair de Roma.
Sendo assim a vingança de Dantès está realizada:

·       Fernand denunciou Edmond, instigado por Danglars, por amor de Mercedes, e por inveja do sucesso financeiro de Dantès. Acabou sem a mulher, sem o filho e sem a honra – em desespero se suicidou.

·       Villefort enviou Edmond para a prisão, mesmo sabendo da inocência, para salvar a honra de sua família. Sua mulher, instigada por Dantès, se torna uma assassina, matando os sogros de Villefort, um empregado e o próprio filho, tentou matar o pai de Villefort e a filha do primeiro casamento, e comete suicídio. Villefort tem sua honra destruída quando é revelado que teve um filho ilegítimo com a sra. Danglars, que foi abandonado, tornando-se um criminoso. Creio que o castigo mais pesado caiu sobre Villefort, que após ver sua família e sua carreira em ruinas, acaba enlouquecendo.

·       Danglars, que arquitetou toda a conspiração contra Edmond, instigando a Fernand a executa-la, a fez por inveja do e por inveja do sucesso financeiro de Dantès. Danglars se torna banqueiro, mas devido a vários negócios ruins, arquitetado por Dantès, acaba perdendo sua fortuna, e a família. Creio que ele, devido a participação que teve em toda a conspiração, seja o que menos fora castigado por Edmond.

·       Caderousse, que embora sabendo de toda a trama, omitira-se, recebe de Dantès uma oportunidade de melhorar sua situação financeira, mas devida a ambição acaba por se tornar um assassino e ladrão. Sendo assassinado por seu comparsa, Benedetto.

Após concluir sua vingaça, Dantès vai embora de Paris, e como havia prometido se encontra com Maximilien na ilha de Monte Cristo. E lá após uma cena bem teatral, ele revela que Valentine está viva, e conta toda a verdade. Haydeé revela seus sentimentos por Dantès, que acaba aceitando a oportunidade de amar e se amado que a vida lhe oferece. Dantès deixa parte de sua fortuna a Maximilien e outra a Valentine, e parte com Haydeé. E assim termina esse livro SENSASIONAL.

Nessa próxima semana estarei assistindo as adaptações que consegui encontrar. Entao é isso, espero que vocês tenham gostado da leitura desse livro, assim como eu gostei, deixem seus comentários sobre a obra. Beijos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário