Pular para o conteúdo principal

Viajei com: A Mulher do Viajante no Tempo - Audrey Niffenegger

Olá... Hoje irei falar sobre o livro A Mulher do Viajante no Tempo da autora estadunidense Audrey Niffenegger, que foi publicado originalmente em 2003 com o titulo The Time Traveler's Wife, sendo publicado no Brasil em 2009.


Henry DeTamble é um bibliotecário que possui uma inacreditável anomalia genética: ele consegue viajar no tempo, mas o que me chamou a atenção foi que Henry não escolhe quando vai partir, quando irá voltar e para onde vai, o que torna sua vida de certa forma inconstante, e que embora ele possa viajar e rever determinado acontecimento ele não pode muda-los, por mais que tente, o que foge um pouco do tipo de história com viagem no tempo que estou acostumada.
Além disso, quando Henry viaja não pode levar nada a não ser o próprio corpo, nada de dinheiro, roupas ou qualquer outro objeto, então já deu para imaginar as enrascadas que ele se mete, e por mais que as atitudes que ele tem de tomar sejam ilegais, você acaba torcendo por ele, pois a Audrey consegue nos fazer sentir empatia por ele, e não só por ele, mas pelos outros personagens, de forma que torcemos para que tudo de certo, que eles consigam ser feliz, realizar seus sonhos, da mesma forma que torcemos por um amigo.
Vale lembrar que o livro, por motivos óbvios, não tem uma ordem cronológica, o que começou a dar um nó na minha cabeça, mas logo me acostumei, então se você tem problema em acompanhar mudanças no tempo-espaço irá ter dificuldade em acompanhar a narrativa. Mas para facilitar no início de cada capítulo temos uma nota, com a data, e idade de Clare e Henry.


O prólogo é LINDO e dá o tom de como será a história, e no primeiro capítulo temos o primeiro encontro de Henry com Clare Abshire, mas não é o primeiro encontro dela com ele, pois ela já o conhece desde o 6 anos de idade e o viu pela última vez aos 18 anos de idade, pois quando Henry for mais velho visitará Clare quando era criança... Uma situação BIZARRA. 
A história é narrada em primeira pessoa, mas em alguns momentos é Henry que narra, outras é Clare, e em outras os dois dividem a narrativa, o que me agradou muito, pois conseguimos saber o que cada um está sentido naquele momento, como eles encararam aquela situação. E dá para perceber a diferença na narrativa, tanto quando é o Henry ou é a Clare, como quando é a Clare com 16 anos ou a Clare com 32 anos, Audrey conseguiu passar o crescimento, o amadurecimento dos personagens através da narrativa deles.
Devo confessar que a linguagem, a meu ver vulgar, utilizada para se referir tanto aos órgãos como ao ato sexual me incomodou bastante durante a leitura, já que EU, Ana Claudia, considero esse tipo de linguagem depreciativa e desnecessária (digo a linguagem, não as cenas), pois estamos falando do nosso corpo, e sempre digo aos meus alunos que não devemos ter vergonha do nosso corpo, mas ter respeito por ele é fundamental. Como professora de Ciências isso me incomodou MUITO, pois estou acostumada a falar sobre o assunto, em especial com os alunos do 8º ano, embora de forma aberta, com uma linguagem mais “polida”, pode parecer frescura, fazer o que...
O livro foi adaptado para o cinema em 2009 com Eric Bana e Rachel MacAdams, e não sei por que motivo teve o titulo traduzido para o Brasil como Te amarei para sempre... e foi através do filme que conheci a história.


Audrey Niffenegger escreveu a história como uma forma de superar o fim de um relacionamento que ela estava enfrentando. A história central, a relação entre as personagens principais, veio de repente à autora e logo se tornou o título da história. O romance, que foi classificado tanto como ficção científica como romance e drama.
Estão fica a dica de um livro com uma história linda, uma ótima narrativa, que irá agradar quem gosta de ficção científica, romance e drama.
Para finalizar a sinopse que veio na contracapa, que achei muito interessante: “Um dos grandes sucessos literários da última década nos Estados Unidos, o romance de estreia de Audrey Niffenegger é a história de um casal que enfrenta um problema inusitado. Henry DeTamble tem uma rara condição genética: quando sofre o efeito de uma forte emoção, ele é transportado instantaneamente para o passado ou o futuro. De vez em quando, Clare Abshire, sua esposa, se vê sozinha esperando pelo seu retorno, tal qual a Penélope da mitologia grega. No entanto, onde poderia haver apenas saudade, solidão e estresse emocional, eles percebem a dádiva de poder renovar constantemente seu vínculo, olhando um para o outro sob diferentes prismas. Transportando-se aos sobressaltos para a infância, a adolescência e a juventude de Clare, Henry aos poucos desvenda a mulher que ama. E ela, através da força das mudanças de perspectiva, percebe que, de qualquer ângulo, ele é responsável por alguns dos momentos mais especiais de sua vida”.

Caso queira comprar o livro, é só clicar no LINK, e se você comprar QUALQUER livro por esse link você ajuda o blog sem nenhum custo adicional. Beijos e até a próxima.

Comentários

  1. Resenha muito completa, amei!
    Eu assisti esse filme e ele é MUITO LINDOOOOOOOOO ♥

    http://www.literalinda.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada... Também amei o filme... e acredite o livro é melhor <3

      Excluir
  2. Uau, realmente que história de viagem no tempo mais diferente. Eu também não li nada do tipo e fiquei extremamente curiosa. Apesar de já ter visto a capa do livro nunca parei para saber sobre o que falava, e nossa!!!Parece ser uma história emocionante, vou anotar aqui porque quero MUITO ler. Também não conheço o filme, e olha que assisto muito filme de viagem no tempo, hahah comi mosca né XD

    Eu concordo com você sobre a descrição e o linguajar de algumas cenas sexuais, dependendo pode incomodar mesmo. Acho que o importante é descrever de uma forma mais natural. Eu não sei como foi nesse livro, mas leio muitos romances então as vezes me deparo com cenas que chego até achar cômicas de tão ridícula. Mas em outras ocasiões encontro cenas tão bem descritas que me apaixono imediatamente. Aquela cena que nos faz suspirar.

    Adorei a resenha!
    Bjokas da Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma história bem diferente, e isso me agradou MUITO, se a autora tivesse tido um cuidado com a linguagem eu não teria o que reclamar <3

      Excluir
  3. Oi Ane.
    Eu gostei bastante do título, que chama atenção logo de cara. A leitura é bem diferente do que estou acostumada, mas parece valer muito a pena. Muito embora eu não seja dada a dramas, as idéias do livro me chamam muito a atenção então gostei muito. Acho que vou ver o filme antes de ler.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei MUITO da estruturação da narrativa e da forma como a autora conduziu a história. Vale muito a pena.

      Excluir
  4. Olá!!
    Estou um tempão querendo ler esse livro, todos falam super bem e que a história é linda!!
    Já vi que é uma história bem diferente também e eu gosto disso, chama minha atenção.
    Único fato que realmente também me incomodaria seria a linguagem, também acho desnecessário e me incomoda.
    Adorei sua resenha!

    bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é sensacional, só o que pega é a linguagem em alguns pontos, tirando isso é SENSACIONAL.

      Excluir
  5. Ei! Tudo bem?

    Não conhecia nem o livro nem o filme, mas adorei saber. Gosto bastante de histórias com viagem no tempo e adorei o diferencial de ser uma viagem imprevisíel. Concordo 100% com você em relação ao tom sexual da obra.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá,tudo bem? Uai, que premissa mais bacana!! Nunca li um livro com viagem no tempo que eles não pudessem mudar tal acontecimento. Nunca assisti esse filme, vou dar uma olhada nele

    ResponderExcluir
  7. Super completo o seu post, amei! Achei bem interessante a premissa da história. Amo histórias com viagens no tempo e essa pareceu ser uma versão bem caótica disso. rsr Fiquei muito curiosa com o livro e não conhecia nem a adaptação. Com certeza vou procurar.

    Beijos,
    Isa
    taglibraryisa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi,tudo bem ?

    Estou passada com está resenha, pois já assisti ao filme: Te amarei para sempre (o qual é maravilhoso!), mas não sabia que havia sido baseado em um livro...então saber isso e mais sobre a obra foi uma grata surpresa. Pelo que vi na adaptação e pelo que puder conhecer na resenha está é uma ótima indicação.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?

    Não conhecia o livro, nem a autora, mas adoro livros com um romance arrebatador. É sensacional! E também tenho uma opinião similar a sua quanto a linguagem usada nas cenas mais quentes. Ótima resenha!

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi o ponto que mais me incomodou: a linguagem tirando isso AMEI o livro. Bjs.

      Excluir
  10. Menina eu não conhecia e me pergunto PQ??? hahaha
    Vamos lá, esse título do filme, nada a ver né! mas ok!
    Fiquei imaginando as enrascadas! quero ler!!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro ainda, achei MUITO interessante, de verdade. Fiquei com vontade de ler e acompanhar de perto a estória de Henry...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr