Pular para o conteúdo principal

Viajei com: Hobbit + O Senhor dos Anéis - J. R. R. Tolkien - #5 (143 Melhores Livros)


Entendeu alguma coisa??? Bem, essa foi apenas uma brincadeira para dizer: “Olá, Tudo bem com vocês? No post de hoje irei comentar com vocês sobre a incrível Trilogia O Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien” em élfico, uma língua criada por Tolkien para as aventuras da Terra Média.

Caso queira comprar os livros, é só clicar no LINK, e se você comprar QUALQUER livro por esse link você ajuda o blog sem nenhum custo adicional.


Nesse mês de outubro conclui a leitura do último livro da trilogia O Senhor dos Anéis. Podemos dizer que a saga é uma sequência do livro O Hobbit, não é necessária a leitura dele para o entendimento da trilogia, mas ela irá te ambientar melhor na história, e é claro, os fatos narrados nele é que desencadearão todo o enredo da trilogia.
O Senhor dos Anéis foi escrito entre 1937 e 1949, sendo planejado como um volume único, mas acabou sendo publicado como três volumes, entre 1954 e 1955. Cada volume é dividido em dois tomos ou "livros". Então, neste post, irei comentar sobre cada um dos quatro livros.



O Hobbit conta a história de Bilbo Bolseiro, que é “contratado” pela companhia de Thorin, escudo de carvalho, rei dos anões, que querem retomar o controle da Montanha Solitária, que foi tomada há vários anos pelo dragão Smaug. O livro foi escrito para os filhos de Tolkien, então a linguagem e a narrativa são voltadas para um público infantil. Mas mesmo aqui Tolkien é BEM descritivo, o que pode incomodar alguns leitores, a mim não incomodou, embora tenha tornado a leitura mais lenta.
A história se passa aproximadamente 60 anos antes dos eventos de O Senhor dos Anéis, e durante a viagem com a companhia dos anões, Bilbo de forma aparentemente acidental encontra o Um Anel, forjado pelo senhor do escuro, Sauron. Mas a principio nem Bilbo e nem Gandalf se dão conta que se trata do anel de Sauron.


A história de O Senhor dos Anéis ocorre num tempo e espaço imaginário, a Terceira Era da Terra Média, que é um mundo inspirado na Terra real. O primeiro volume, A Sociedade do Anel, contém um prólogo, no qual são dadas as características dos Hobbits. Não recomendo a leitura do prólogo antes de terminar de ler a trilogia, se você não quiser receber alguns spoiler.
Frodo Bolseiro é um hobbit do Condado, que recebe de seu tio Bilbo um anel de rara beleza. Gandalf, um velho amigo de Bilbo e um mago poderoso, percebe o poder que aquele anel possui, não sendo um anel comum, mas sim o Um Anel, artefato mágico forjado por Sauron, o Senhor do Escuro, e que fora perdido numa batalha muito tempo antes.
Caso Sauron recupere o anel obterá o domínio de toda a Terra Média. Atendendo um conselho de Gandalf, Bilbo deixa o Condado, e encarrega Frodo de levar o anel até Valfenda, casa de Elrond, senhor élfico. Em Valfenda ocorre um conselho liderado por Elrond, onde é decidido o destino do anel: destruí-lo na Montanha da Perdição. Para essa missão, de sucesso improvável, é formada a Sociedade do Anel, composta por nove companheiros: quatro hobbits (Frodo, Sam, Merry e Pippin), dois humanos (Aragorn e Boromir), um elfo (Legolas, meu crush), um anão (Gimli) e um mago (Gandalf). Frodo seria o “Portador do Anel”, aquele que deveria lançar o Anel nos fogos de Orodruin. No decorrer da história nos é apresentada a jornada da sociedade do anel na tentativa de cumprir a demanda que lhe foi incumbida.
Em resumo: A Sociedade do Anel é a apresentação, o início da jornada. As Duas Torres é a guerra, os movimentos do jogo e O Retorno do Rei é o encerramento, as consequências dos movimentos realizados.



Tolkien criou não apenas uma história, mas um universo complexo, com cronologia (ERAS), línguas, seres, regras próprias, e muito mais. Ele desenvolveu um mundo, que pode ser expandido indefinidamente. O mais próximo disso que já vi foi Harry Potter, que continua sendo minha série literária preferida. J. K. Rowling criou toda uma comunidade, e um universo expansível, com MUITA história.
Por se tratar de um universo complexo, novo e GIGANTE mapas são extremamente importantes, e o livro trás muitos mapas no final, além de apêndices com a história resumida dos anões, elfos, humanos e hobbits, com direito a árvores genealógicas.
A trilogia O Senhor dos Anéis não possui o tom infanto-juvenil presente em O Hobbit. A trilogia O Senhor dos Anéis foi adaptada para o cinema em três excelentes filmes, dirigidos por Peter Jackson, que também dirigiu os três filmes baseados em O Hobbit.
Então é isso, espero que vocês tenham gostado. Beijos e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr