quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Como me tornei leitora + Minha Mini-Biblioteca

OLÁ... Antes de qualquer coisa quero explicar a falta de post na quarta e sexta (eu alterei as datas das postagens para não ficar bagunçado), primeiro que minha net estava MUITO ruim, e quinta eu estava em jornada dupla na escola, e sexta chegou o presente mais lindo de amigo secreto do mundo... Eu participei de um amigo secreto literário promovido pelo grupo “Devoradores de Livros”, e meu presente chegou sexta, então devido à empolgação em abrir, gravar, fotografar, postar, guardar, foi-se minha sexta. No fim do mês irei postar o vídeo e fazer o Correio Coruja referente ao mês de Setembro e Outubro.
Mas vamos à postagem. Hoje estarei respondendo uma pergunta que vi no canal da Tati Feltrin e depois no canal da Bruna Camargo, que “Como me tornei uma leitora?” e sobre como a minha mini-biblioteca pessoal começou.
 
SENTA QUE LÁ VEM A HISTÓRIA!!!

Bom, eu não sou de uma família de leitores e minha mãe não tinha muito tempo para me ensinar, pois tinha de trabalhar para sustentar a casa, então eu aprendi a ler aos 6 anos na alfabetização (silabando, mas lia), na época chamada de pré-escola, fui a primeira a ler na minha classe, e li o discurso da formatura (treinando muito em casa, com um imenso frio na barriga, mas foi). 
Mas como não podia comprar livros, eu me servia dos livros da biblioteca da minha escola, mas não havia muitos livros, e eu fui ficando sem opções de leitura. Além disso, meu gosto literário era muito, muito restrito. Até que no meu 9º ano, antes 8ª série, um aluno novo entrou na minha turma, e assim como eu, ele era um nerd, e me apresentou a Sherlock Holmes.


Nessa época eu fiz um cadastro na Biblioteca Municipal, que fica no centro da cidade, e um pouco longe da minha casa, mas lá tinha os nove livros do Arthur Conan Doyle – APAIXONEI pelo gênero Romance Policial que ainda é o meu favorito. Novamente esse meu amigo lindo fez o favor de me viciar em Agatha Christie com o fantástico Assassinato no Expresso Oriente.


Eu saia da escola e ia para a biblioteca, às vezes minha mãe brigava, pois ficava preocupada com minha demora... SORRY. Até começar a trabalhar em 2012, as bibliotecas eram minhas fontes de livros.
Mas minha leitura continuava restrita há poucos gêneros. Mesmo na época da faculdade minha leitura recreativa era principalmente romances policiais e mistérios. Aproveitei e li VÁRIOS livros da Agatha da biblioteca da faculdade.
Após a conclusão do curso em 2011, meu ritmo de leitura caiu bruscamente, fiquei um pouco deslocada, sem saber o que fazer da vida... para onde ir... No final de 2012 fui aprovada no concurso e comecei a trabalhar como professora de Ciências, no qual trabalho atualmente.
Minha biblioteca começou a se formar quando estava no 2º Ano do Ensino Médio, quando minha professora de Português, Andrea Bretas Guimaraes, começou a cobrar leitura e trabalho sobre os livros lidos. Então foi aí que ganhei da minha mãe o primeiro livro da minha coleção Amor de Capitu, em 2005. Em 2006 ganhei Clara dos Anjos, O Noviço e O Código da Vinci...
Após um recesso de 5 anos, minha coleção voltou a crescer... Agora com meu salário pude ampliar minha coleção, que até 2013 constava com 7 livros, e hoje ela consta com 80 livros, ou seja foram 73 livros em 2 anos.
Minha coleção cresceu, e ficou mais diversificada, e eu acabei descobrindo um novo gênero do coração: fantasia. Duas coisas contribuíram muito para a diversificação das minhas leituras:

1. Minha entrada no grupo “Devoradores de Livros” – no fim do ano passado, a Nazaré propôs um desafio literário onde cada mês representa uma categoria desafio. Para conferir minha lista é só clicar no link: Novidades para 2015.

2. Eu resolvi participar do “Projeto lendo o Mundo”, para saber mais sobre o projeto é só clicar no link: PLM.


E em setembro de 2014, eu resolvi criar esse blog, e o hábito de escrever sobre os livros que li, comentar sobre eles aumentou ainda mais meu amor pela leitura. Espero conseguir gravar o vídeo da minha estante ainda esse ano, mas não posso garantir. Espero que tenham gostado, caso tenham sugestões de post é só deixar nos comentários.
Caso queira comprar alguns dos livros, é só clicar no LINK, e se você comprar QUALQUER livro por esse link você ajuda o blog sem nenhum custo adicional. Beijos e até a próxima.

4 comentários: