segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Viajei com: Vincent - Barbara Stock

Olá... Olá... Olá... Hoje irei fazer o comentário sobre minha mais recente leitura:



Essa é a primeira graphic novel que leio, ela é roteirizada e ilustrada pela holandesa Barbara Stock, que trabalhou por três anos para a conclusão dessa obra, e contou com o apoio do Museu van Gogh de Amsterdã.
Os traços são muito coloridos e bem próximos dos traços do pintor, em especialmente em tons de amarelos. A história começa em 1888, com a ida de van Gogh para Aries, sul da França. E retrata a fase mais marcante e mais produtiva em termos de quantidade e qualidade da obra do pintor. E retrata o restante de sua vida.
Embora seja uma narrativa breve, ela consegue nos apresentar a complexidade de sentimento vivido pelo artista, além de nos mostrar o qual apaixonado por sua arte ele era. Barbara consegue captar a ambiguidade de sentimentos vividos por van Gogh, seus períodos de calma e de turbulências de forma incrível. A qualidade da edição está maravilhosa.




Além disso, a obra trás trechos de cartas trocadas entre van Gogh e Theo, seu irmão que sempre lhe deu apoio emocional e suporte financeiro:




E trás minhas obras favoritas do pintor:













  

Eu já havia assistido um documentário produzido pela BBC, chamado O poder da Arte, e van Gogh é vivido por ninguém mais ninguém menos que Benedict Cumberbatch, meu queridíssimo Sherlock.
Caso queria conhecer as obras do pintor assista ao vídeo com a Galeria Completa. Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima.

4 comentários:

  1. Oi, flor!
    Eu me interessei muito por essa obra! Nunca li uma graphic novel e me pareceu um ótimo começo. Não tinha entendido que havia uma parte textual também, capaz de nos fazer compreender melhor esse grande artista. Gostaria de saber se a obra traz algumas das pinturas do Van Gogh também, na sua versão original.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda, o livro não traz as pinturas originais, mas podemos reconhecer várias delas através dos quadrinhos, e o mais legal é ver o pintor inserido na sua obra. é muito interessante. Tem esse vídeo que a cabeçuda aqui esqueceu de colocar o link, que mostra todas as obras dele: https://www.youtube.com/watch?v=YBMGVu6GTDw. Beijos.

      Excluir
  2. O livro parece ser bastante interessante :D
    Fiquei curiosa!!

    Adorei o seu blog e já estou a seguir :)

    beijos,
    Daniela RC
    Blogue: Doce Sonhadora

    ResponderExcluir