quarta-feira, 15 de novembro de 2017

TOP 5 - Livros que deveriam virar série


Tudo bem com vocês??? No post de hoje irei fazer um TOP 5 com os livros que gostaria que fossem adaptados para série ou pelo menos uma minissérie. Quase todos já receberam adaptações para o cinema, mas foram adaptações não muito legais e são historias tão legais que merecem serem bem adaptados. Vamos a lista:

1. FRONTEIRAS DO UNIVERSO – PHILIP PULLMAN



Já falei dessa trilogia aqui no blog: A Bússola de Ouro, A Faca Sutil, A Luneta Âmbar, caso queira conferir é só clicar nos links.
A história do primeiro livro se passa em um universo paralelo e muito semelhante ao nosso, mas com uma diferença: os seres humanos possuem um dimon, que é a manifestação da personalidade da pessoa, e que tomam a forma de um animal (que enquanto o “dono” é criança ele pode mudar de forma, assumindo uma forma definitiva após a puberdade). Como um só ser, eles compartilham pensamentos, sentimentos e estão sempre juntos, e quando um morre o outro também morre.
Nesse primeiro livro o foco é na protagonista, Lyra Belacqua e Pan (seu dimon, que gosta de assumir a forma de um gato selvagem e de mariposa). Lyra é órfã e a única pessoa da família que conhece é o tio Asriel, mas que ela pouco vê devido as constantes viagens de exploração que ele faz. Ela fica aos cuidados do reitor da Faculdade Jordan e de uma criada da faculdade.
Lyra e seu melhor amigo, Roger, um ajudante da cozinha, exploram todos os espaços das dependências da Faculdade: tudo é brincadeira e diversão, mas isso muda quando ela entra escondida na Sala de Reuniões, e presencia uma tentativa de assassinato, além disso várias crianças começam a desaparecer, inclusive Roger, e ninguém sabe ao certo o que está acontecendo.
Vale lembrar que a figura de maior poder dentro do universo de Lyra é a Igreja, que possui vários “departamentos”, sendo cada um responsável por um determinado assunto e que por esse motivo essa obra foi considerada herética pela igreja (do nosso mundo – só para ficar claro...).
O primeiro livro já foi adaptado, mas não teve muito sucesso e as demais adaptações não rolaram. Esse é um mundo muito complexo, com uma mitologia bem desenvolvida e que requer tempo para ser explicada – os livros da série são bem gordinhos – o que não é possível em um filme de 2 horas, mas ficaria bem interessante numa série com 3 temporadas, talvez até mais, já que o autor está lançando outra série nesse mesmo universo.




2. AS BRUMAS DE AVALON – MARION ZIMMER BRADLEY



A série conta a lenda do rei Artur através das vidas, das visões e da percepção das mulheres, das heroínas que dela participaram: a rainha Guinevere, mulher de Artur; Igraine, mãe de Artur; Viviane, Senhora do Lago, Grande Sacerdotisa de Avalon e tia de Artur; e Morgana, irmã de Artur, e que teve papel crucial, tanto na coroação como na destruição de Artur...
A série é composta por 4 livros: A Senhora da MagiaA Grande RainhaO Gamo ReiO Prisioneiro da Árvore. E no post de hoje falarei sobre o primeiro livro da série. Um dos grandes focos da série de uma forma geral é o profundo conflito entre o cristianismo e a velha religião de Avalon.
Na primeira parte desse volume, Igraine é a personagem principal, casada contra a vontade com o Duque Gorlois da Cornualha, passa por momentos conflituosos com o marido, alguns poucos momentos felizes ao lado dele e de sua filha Morgana.
Mas isso não duraria muito, pois Viviane, sua irmã quer casa-la com Uther Pendragon, que se tornaria o Rei da Bretanha, para que dela nasça o futuro Rei Arthur, que uniria a Bretanha com Avalon.
A segunda parte nos conta a história de Morgana, agora adolescente e sendo criada em Avalon, dentro da antiga religião, para ser tornar a Grande Sacerdotisa, mas muitas coisas acontecem... muitas... e nem todos os planos de Viviane saem como o planejado.
Essa série foi adaptada, mas mutilaram tanto a história que prefiro nem considerar a adaptação.





3. MUNDO DE TINTA – CORNELIA FUNKE



COMO EU AMO ESSA TRILOGIA e sempre cito ela aqui no blog, já fiz post para os três livros: Coração de Tinta, Sangue de Tinta e Morte de Tinta. Na Trilogia Mundo de Tinta Cornelia nos conta como vê a história mágica que há por trás dos livros.
Mortimer é um encadernador que possui um dom muito incomum – ele pode trazer personagem dos livros a vida, mas quando isso ocorre um outro ser vivo (não só pessoas) que estiver por perto entra no lugar do  personagem que saiu. E é assim que ele perde a esposa, Tereza, e tem de cuidar sozinho da filha, Meggie, que herdou sua paixão pelos livros.
Na noite em que Teresa se perde no livro “Coração de Tinta”, saem Capricórnio (que se torna o vilão da história); Basta (seu capanga) e Dedo Empoeirado (um saltimbanco covarde – mas mesmo assim é meu amorzinho, não tem como não gostar de Dedo Empoeirado e sua habilidade com o fogo).
Após infrutíferas tentativas de trazer a esposa de volta, Mortimer decide nunca mais ler em voz alta. Após aquela noite, Mortimer nunca mais viu Capricórnio, Basta e Dedo Empoeirado, mas chega um momento em que esse reencontro é inevitável.
O primeiro volume já foi adaptado para o cinema, e gosto muito do filme, mas teve muitas alterações na história que não deixaram ganchos para as continuações, além de não ter sido bem recebido pela crítica, não tenho continuação.
Essa também é uma história rica em detalhes e acontecimentos, reviravoltas, que precisa de tempo para ser contada de forma adequada – já que os livros são três tijolos de tamanho considerável – o que seria possível em uma série, que poderia incluir o spin-off.






 
Li apenas o primeiro volume e amei, e estou querendo muito a continuação dessa série e claro amaria ver essa história adaptada para a tv.
No principio não estava me importando muito com os personagens, mas a história foi me conquistando e agora QUERO MUITO saber o desenrolar de toda a confusão que é armada. O livro é uma releitura do conto da Cinderela. Cinder, a nossa protagonista, é considerada a melhor mecânica de toda Nova Pequim. Mas como ela conhece os mecanismos de funcionamento dos aparelhos eletrônicos, os erros de software e os problemas de hardware que possam estar acontecendo? Simples, ela é um ciborgue.
Após sofrer um grave acidente, quando ainda era criança, os médicos substituíram parte de seu corpo por parte robóticas, para salvar a vida de Cinder. Apesar de todo avanço tecnológico, essa sociedade ainda sofre com diversos problemas, que infelizmente são comuns a nossa sociedade: preconceito, pobreza, fome, doença incurável...



5. LIVROS DO DAN BROWN



Sou apaixonada pelos livros do Dan Brown, mas vamos combinar que o autor teve suas histórias mutiladas em três adaptações que para mim é uma mais desastrosa que a outra, que tem como único ponto positivo ter o Tom Hanks no elenco. Gostaria muito de ver as suas obras serem adaptadas de forma mais próxima do detalhamento que temos na narrativa. Já tem post sobre todos os livros: Ponto de Impacto, Fortaleza Digital, Anjos e Demônios, O Código Da Vinci, O Símbolo Perdido, Inferno e Origem.





Então é isso, espero que vocês tenham gostado. Beijos e até a proxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário