Pular para o conteúdo principal

Viajei com: O Presidente Negro - Monteiro Lobato

Olá... Olá... Olá...
Tudo bem com vocês??? Hoje quero compartilhar minhas impressões de leitura sobre o livro "O Presidente Negro" de Monteiro Lobato. Ele foi publicado originalmente em 1926 com o titulo de "O Choque das Raças", tendo posteriormente o título alterado para "O Presidente Negro". Esse é o único romance escrito por Monteiro Lobato.


A história se passa em 1926, e tem como narrador Ayrton, que é um empregado da empresa Sá, Pato e Cia., que possui o grande sonho de se tornar um rodante, ou seja, um motorista, ter o seu próprio carro. E após juntar economia ele consegue realizar seu sonho e se torna um rodante, ele acaba sofrendo um acidente automobilístico na região de Nova Friburgo, no atual estado do Rio de Janeiro. Após seu acidente é resgatado pelo recluso professor Benson, que o leva para sua residência.
No decorrer de sua convalescência, Ayrton conhece a bela e inteligentíssima filha do professor, Miss Jane. Também acaba conhecendo o segredo do professor, sua grande invenção: o “porviroscópio”.
Em resumo, o “porviroscópio” é um instrumento que canaliza as “energias” e acontecimentos e dessa forma permite prever os acontecimentos futuros. Dessa forma, Ayrton é posto a par da disputa pela Casa Branca nos Estados Unidos da América do ano 2228.
Nessa eleição há uma divisão do eleitorado branco entre homens e mulheres, o motivo por trás da divisão do eleitorado branco em homens e mulheres não “desceu”, mesmo para uma ficção científica, ainda mais levando em consideração que ideias de Darwin e Mendel já eram divulgadas, embora de forma confusa. A divisão entre os brancos ocasiona a eleição do candidato negro, Jim Roy, como 88° presidente dos EUA. Essa eleição gerou um grande impasse, e os brancos (agora novamente unidos) elaboram uma “solução final” para o “problema negro”.
O que me chamou a atenção foi a análise que Monteiro fez do desenvolvimento da ciência: internet, alisamento capilar, etc... Mas quanto a análise social... para disser o mínimo, me lembra muito as ideias nazista defendidas anos depois por Adolf Hitler.
Embora a história seja escrita de forma incrível, a narrativa muito fluída e atrativa, o desenrolar da história e as ideias defendidas não me agradaram.
Fica a eterna discussão sobre o fato de ele ser racista ou não, que não consigo responder. Monteiro viveu durante a chamada “abolição” dos escravos, que apesar de livre não tinha meios de subsistência, e eram tidos como classe inferior, sendo esse o pensamento em voga na época, mas isso não justifica. Seria o mesmo de justificar Hitler com base no fato do pensamento eugênico ter se espalhado e ganhado terreno nesse período.

Beijos e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr