Pular para o conteúdo principal

Viajei com: O Bicho-da-seda - Robert Galbraith


Hoje quero compartilhar com você minhas impressões de leitura do livro "O Bicho-da-seda" de Robert Galbraith (J. K. Rowling). Ele foi publicado primeiramente em 2014, com o título "The Silkworm", sendo traduzido por Ryta Vinagre e publicado no Brasil, pela Editora Rocco com o título "O Bicho-da-seda". Esse é o segundo livro do gênero romance policial publicado pela J. K., e faz parte de uma série de livro que tem como personagens principais o detetive Comoran Strike e sua assistente Robin Ellacott.


Por se tratar de uma série de romances policiais, os livros podem ser lidos de forma independente, pois uma história não tem ligação com a outra, cada livro relata a investigação de um caso diferente, mas é legal acompanhar na sequência, e perceber a evolução dos personagens, em especial a Robin. Caso queira ver meus comentários sobre "O Chamado do Cuco", é só clicar no link.
Em "O Bicho-da-seda" um famoso e excêntrico escritor, Owen Quine, desaparece sem deixar notícias. Bem, até aí nenhuma novidade, pois ele costumava fazer isso com muita frequência, e após sua esposa acionar a policia e a mídia, ele simplesmente reaparecia em um retiro para escritores ou em um hotel qualquer.
Como o marido está demorando a reaparece e a filha do casal está inquieta, a Sra. Owen decide procurar Strike e contratá-lo para investigar o sumiço do marido. A princípio Strike não está muito disposto a aceitar o caso, mas para se livrar de um cliente mais indesejado, acaba aceitando.
No começo todos pensam se tratar apenas do sumiço costumeiro de Owen para chamar a atenção para si, já que está pretendendo lançar um novo livro. Com o avançar da investigação ele acaba se surpreendendo, e percebe que há mais coisas envolvidas do que se imaginava. O livro que Owen acabara de escrever, chamado “Bombyx Mori” (nome científico do bicho-da-seda) e que considerava sua obra-prima, era também um livro perigoso, pois nele Quine criticava e atacava diretamente e indiretamente várias pessoas que ele conhecia (do meio editorial, familiares e “amigos”).
Sendo assim, se o livro fosse publicado muitas pessoas seriam prejudicadas, em maior ou menor grau, ou seja: MUITAS pessoas tinham motivos para liquidar Quine e impedir a publicação do livro. E foi justamente isso o que aconteceu, Quine é encontrado morto exatamente da mesma forma que o personagem principal de seu novo livro.
A forma brutal e repulsiva que Owen foi assassinado sugere que o assassino fora mencionado no livro e teve acesso aos manuscritos que fora enviado para análise, mas como Quine insultou meio mundo e digamos que sigilo quanto ao manuscrito não era prioridade, a lista de suspeitos é bem grande.
Não dá para negar que há MUITA crítica aos integrantes do mercado editorial de uma forma geral: autores egocêntricos, jornalistas fofoqueiros, etc... Também é inegável o fato de que J. K. conhece bem esse espaço, afinal de contas são quase 20 anos nesse ramo, desde o primeiro Harry Potter, publicado em 1997.
O legal dessa série de romances é que nós não vemos apenas o caso em si, mas como a vida pessoal de Strike e de Robin interfere em seu trabalho e no desenrolar do caso, que terá grande participação de Robin em sua resolução.
A respeito do Cormoran tenho a dizer que embora seja um detetive brilhante, Strike consegue realmente me irritar com seu mimimi e machismo... Sei que essas características são intencionais, pois não há nenhum personagem da J. K. que não possua defeitos, bem como suas qualidades. Provavelmente o Strike que conhecemos no primeiro livro, será bem diferente do Strike que nós será nos próximos livros, e o mesmo vale para a Robin.
Em outubro foi lançado na Inglaterra o terceiro volume da série, que tem como título "Career of Evil", e dessa vez o Cormoran é um dos suspeitos. QUERO MUITO LER, mas não tem previsão de lançamento aqui no Brasil – ROCCO SUA LINDA, AGILIZA ISSO POR FAVOR, BEIJOS.

Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr