Pular para o conteúdo principal

Viajei com: Auto da Compadecida - Ariano Suassuna

Olá... Tudo bem com vocês??? Nesse post irei comentar sobre minha experiência de leitura do livro "Auto da Compadecida" de Ariano Suassuna. A obra é uma peça teatral em forma de auto, dividida em três atos escrita em 1955.



O legal é que o cenário e o enredo são muito simples, e o próprio Ariano dá algumas dicas para quem deseja encenar a peça. Sua primeira encenação foi em 1956, em Recife, Pernambuco. Posteriormente houve nova encenação em 1974, com direção de João Cândido. A peça foi adaptada para o cinema pela primeira vez em 1969 com o filme "A Compadecida".
Foi apresentada em 1999 na Rede Globo como minissérie, "O Auto da Compadecida". Na segunda e mais conhecida adaptação feita para o cinema em 2000, é chamada também de "O Auto da Compadecida", nela aparecem alguns personagens como o Cabo Setenta, Rosinha e Vicentão. Eles não fazem parte da peça original, e sim de "A Inconveniência de Ter Coragem", também de Ariano Suassuna.
A história se passa no Nordeste brasileiro, e trás uma mistura de cultura popular e tradição religiosa. Ariano se apropria de várias ideias e elementos da tradição da literatura de cordel. Traços de linguagem oral se fazem presente na escrita, demonstrando a classe social do personagem, apresenta também regionalismos pelo fato de a história se passar no nordeste.
A obra é narrada por um palhaço, uma tremenda ironia do autor. E os dois personagens principais são João Grilo e Chicó:

·  João Grilo é o amarelo mais amarelo de Tapeorá, um sujeito astuto, que se vale de sua esperteza para conseguir sobreviver.

· Chicó é covarde e um mentiroso “inofensivo”, que vive contando suas lorotas, e quando questionado ele sempre responde: Não sei, só sei que foi assim.

Além desse dois personagens a peça conta com:

· O padeiro - Homem avarento, dono da padaria de Taperoá. Esposo de uma mulher infiel.

· A mulher do padeiro - Mulher adúltera que se diz santa. Vive agradando seu marido. E assim como seu cônjuge, é muito avarenta.

· Padre João - Padre que chefia a paróquia de Taperoá. Muito racista e avarento, visando somente o lucro material.

· Bispo - Assim como o padre, ele é muito avarento, e vive difamando seu colega, o Frade.

· Frade - Um homem honesto e de bom coração. Não sabe que vive sendo difamado pelo Bispo.

· Sacristão - O sacristão da paróquia é um homem desconfiado e conservador.

· Antônio Morais - Antônio é um major ignorante e autoritário, que usa seu poder para amedrontar os mais pobres.

· Severino - Severino é um cangaceiro que encontrou no crime uma forma de sobrevivência, já que seus pais foram mortos pela Polícia.

· Cangaceiro - É um dos capangas de Severino. Vive fazendo de tudo para agradar seu chefe, a quem idolatra.

· A Compadecida - É a própria Nossa Senhora. Bondosa e cândida, ela intercede por todos no Julgamento.

· Manuel - É o próprio Jesus Cristo, e também o juiz do povo, julgando sempre com sabedoria e imparcialidade, mas tem o dom da misericórdia. Nesta versão, ele possui a pele negra, o que causa espanto em alguns.

· Encourado - é a encarnação do Diabo. Vive tentando imitar Manuel, por isso exige reverências pelos lugares onde passa. É o justo promotor do Julgamento, mas diferentemente de Manuel e da Compadecida, não possui misericórdia.

· Satanás - É o fiel servo do Encourado. Vive fazendo de tudo para agradá-lo, porém é desprezado pelo mesmo.

Essa é uma peça muito engraçada, e trás inúmeras críticas sociais: domínio da igreja, desigualdade social, corrupção, instituição do casamento.

Fica SUPER MEGA RECOMENDADO essa peça de teatral. Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr