segunda-feira, 20 de julho de 2015

Viajei com: O menino do pijama listrado - John Boyne PLM #6


Hoje irei falar sobre incrível O Menino do Pijama Listrado, escrito pelo irlandês John Boyne em 2007. Que foi lido para o Desafio Literário de 2015, para a categoria “Um livro de Drama”, e aproveitando o embalo, ele representará a Irlanda no PLM.


Achei muito interessante as informações da orelha do livro, que não traz uma sinopse da obra, e sim um vago comentário sobre ela, além de um aviso: “É muito difícil descrever a história de O menino do pijama listrado. Normalmente o texto de orelha traz alguma dica sobre o livro, alguma informação, mas nesse caso acreditamos que isso poderia prejudicar sua leitura, e talvez seja melhor realiza-la sem que você saiba nada sobre a trama”.
Infelizmente eu já havia assistido ao filme antes da leitura... mesmo assim a leitura foi maravilhosa. Mas se você pretendo ler o livro não procure resenha com spoiler ou detalhes da história, pois de certa forma vai quebrar o encanto da narrativa. Então meu resumo do livro será bem superficial.
A história é narrada em 3º pessoa, mas pela perspectiva de Bruno, um menino de 9 anos, então muitas coisas ele não consegue nomear, ou nomeia erradamente, e não entende a situação que então vivendo. Por esse motivo o começo é um pouco confuso, mas aos poucos vai se tornando mais clara, e o final é chocante e surpreendente.
Bruno mora em Berlim com os pais e a irmã, em uma casa enorme de 5 andares, e ele e seus melhores amigos exploram o lugar com frequência. Mas após um jantar com o Fúria, ele se vê obrigado a se mudar para uma casa menor chamada Haja-Vista, em um lugar desolado onde não há ninguém para brincar. Até que ele conhece Shmuel, que se torna seu novo melhor amigo.
Esse é o resumo da história (sem spoiler, sem muitas informações) para manter a surpresa durante a leitura. Uma curiosidade sobre a obra é que o autor afirma que escreveu a primeira versão da obra em dois dias e meio, UAU!
Uma adaptação para o cinema do livro foi rodada pela Heyday/Miramar, em Budapeste. O filme tem como atores principais o incrível David Thewlis (que fez o Lupin em Harry Potter), Vera Farmiga, Rupert Friend, Asa Butterfield e Sheila Hancock. Também ganhou um Oscar de melhor filme dramático.

Fica super recomendado o livro, espero que tenham gostado. Peço que ajudem a divulgar o blog.
Caso queira comprar o livro, é só clicar no LINK, e se você comprar QUALQUER livro por esse link você ajuda o blog sem nenhum custo adicional. Beijos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário