Pular para o conteúdo principal

Viajei com: Meu Nome é Vermelho - Orham Pamuk - PLM #32



Tudo bem? No post de hoje iremos conversar sobre o livro “Meu Nome é Vermelho” de Orham Pamuk. “Benim Adim Kirmizi” foi publicado originalmente em 1998, sendo publicado no Brasil pela editora Companhia das Letras com tradução de Eduardo Brandão.
  



Sinopse: Narrativa policial, um amor proibido e reflexões sobre as culturas do Oriente se reúnem neste livro. Estamos em Istambul, no fim do século XVI. Para comemorar o primeiro milênio da fuga de Maomé para Meca, o sultão encomenda um livro de exaltação à riqueza do Império Otomano.
Na tentativa de afirmar a superioridade do mundo islâmico, as imagens do livro deveriam ser feitas com técnicas de perspectiva da Itália renascentista. As intenções secretas do sultão logo dão margem a especulações, desencadeando intrigas e o assassinato de um artista que trabalhava no livro. Ao mesmo tempo, desenrola-se o caso de amor entre Negro, que volta a Istambul após doze anos de ausência, e a bela Shekure.
Construída por dezenove narradores - entre eles um cachorro, um cadáver e o pigmento cuja cor dá nome ao livro -, a história surpreende pela exuberância estilística, que reflete o encontro de duas culturas.



Após a leitura desse livro incrível assisti ao vídeo da Claire Scorzi e achei muito interessante a comparação que ela faz entre os livros “Meu Nome é Vermelho” e “O Nome da Rosa”. Ambos os livros tratam de assassinatos, trazem discussões sobre religião e a arte, além de fazerem um retrato cultural e histórico dos países onde a história se desenrola, e de serem escrito com maestria.
A forma como o autor narra essa história é FANTÁSTICA, a narrativa é feita de forma cronológica e em primeira pessoa por 19 narradores, SIM, temos 19 pontos de vista durante a narrativa, e Pamuk faz isso de forma tão incrível que a mudança de ponto de vista é perceptível, o autor consegue dar características únicas a esses narradores.
Devido a essa descrição eu saquei quem era o assassino antes da revelação, mas o importante dessa obra não é descobri o assassino e sim acompanhar os personagens, o embate entre as culturas ocidental e oriental. O que achei interessantíssimo de acompanhar, pois o autor faz um incrível panorama cultural e histórico da Turquia, com uma vibe “Livros das Mil e Uma Noites”.
Para encerrar vale ressaltar que embora seja uma leitura fantástica essa não é uma leitura rápida e nem fácil, é uma leitura que demanda um pouco mais do leitor, mas que valerá muito a pena chegar ao final da jornada. Então é isso, espero que vocês tenham gostado. Beijos e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr