Pular para o conteúdo principal

Viajei com: Laranja Mecânica - Anthony Burgess - #30 (143 Melhores Livros)



Tudo bem meus druguis? No post de hoje iremos govoretar sobre o zamechati, ujasni, assustador, enfim, sobre o chudesni clássico “Laranja Mecânica”, que é tudo isso e muito mais. “A Clockwork Orange”, de Anthony Burgess, o livro foi publicado originalmente em 1962. Eu li na edição da editora Aleph, na edição comemorativa de 50 anos, com tradução de Fábio Fernandes, que está incrivelmente linda.
A edição especial de 50 anos é em capa dura, impressa em duas cores (preto e laranja), e inclui: ilustrações exclusivas dos artistas Angeli, Dave McKean e Oscar Grillo; trechos do livro restaurados pelo editor inglês; notas culturais do editor; artigos e ensaios escritos pelo autor, inéditos em língua portuguesa;  uma entrevista inédita com Anthony Burgess; reprodução de seis páginas do manuscrito original, com anotações e ilustrações do autor, além de um glossário da linguagem Nadsat (linguagem criada por Burgess para o livro).



Sinopse: Alex é o jovem líder de uma gangue de adolescentes cuja diversão é cometer perversidades e atos de violência pelas ruas de uma cidade futurista governada por um Estado repressivo e totalitário. Depois de cometer um crime que termina em um assassinato, ele acaba preso pelo governo e submetido a um método experimental de recondicionamento de mentes criminosas, que se utiliza de terapia de aversão brutal.



Embora seja o seu livro mais conhecido, comentado e estudado (Sim! Existem inúmeros estudos de cunho político, filosófico e sociológico sobre essa obra), esse está longe de ser o livro preferido do autor.
Burgess comenta que não tinha muitas pretensões com essa obra. Ainda jovem, ele foi diagnosticado como doente terminal, numa estimativa mais otimista, lhe restariam poucos meses de vida. Na tentativa de deixar recursos financeiros para a esposa, Burgess decidiu escrever várias obras, entre elas “Laranja Mecânica”. Por sorte tudo não passou de um feliz erro médico e Burgess viveu por mais 40 anos após o diagnóstico.
Mas do que se trata o livro? A história é narrada em primeira pessoa por Alex, um jovem líder de uma gangue ultraviolenta (não subestimem esse termo, please). Para tornar a leitura mais imersiva, ao mesmo tempo em que provoca uma sensação de estranheza, o autor cria um dialeto próprio, o Nadsat, que é utilizado pelas gangues adolescentes, o que no início provoca uma estranheza e dificulta um pouco o avanço da leitura, mas quando você se acostuma e começa a entender com mais fluidez o texto a sensação de estranheza permanece, dessa vez acompanhada pelo assombro de você estar compreendendo e ter se acostumado com toda aquela violência, algo genial da parte do autor.
Mas com certeza a principal discussão abordada pela obra está relacionada ao tratamento ao qual Alex submetido para “curar” seu comportamento violento e assim ser reintegrado a vida em sociedade sem ser uma ameaça as demais pessoas, levantando as questões: Até que ponto o Estado tem o direito de intervir na vida do cidadão em nome do “bem maior”? Qual seria a solução para a violência em nossa sociedade? O autor não nos dá uma resposta para isso e creio que dificilmente chegaremos a uma.
Este é um livro extremamente atual e muito presente na cultura popular, tendo inspirado várias músicas. Um dos principais responsáveis por essa popularização é sem dúvida o filme de 1971, dirigido por Stanley Kubrick. Achei o filme bem fiel ao livro, dentro do possível.
E aqui confesso que tive mais dificuldades de concluir o filme do que o livro, sou uma pessoa bem mais visual do que imaginativa, então ver o que foi descrito pelo autor retratado na telona foi bem mais impactante.
Com relação as duas obras a principal diferença é o final, pois Kubrick se baseou na edição americana para as filmagens, edição essa que não possui o último capítulo, o 21, presente na edição original (e na da Aleph) e que dá um outro tom a obra.
Independente disso, é impossível você chegar ao final, seja do filme ou do livro, e ficar indiferente. Não considero essa obra uma apologia à violência, mas uma alerta contra o extremismo, que pode levar a tomada de decisões errôneas e pouco eficazes.


DETALHES DA EDIÇÃO COMEMORATIVA
  





















Então é isso, espero que vocês tenham gostado. Beijos a até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr