Pular para o conteúdo principal

Viajei com: Retrato do Artista Quando Jovem - James Joyce - #29 (143 Melhores Livros)



Tudo bem? No post de hoje iremos conversar sobre o livro “Retrato do Artista Quando Jovem” de James Joyce. “A Portrait of the Artist as a Young Man” foi publicado em 1916, eu li na edição da Nova Fronteira com tradução José Geraldo Vieira.

 

Sinopse: “Retrato do artista quando jovem é uma das obras literárias mais importantes do século XX. O primeiro romance de James Joyce narra a história do jovem católico irlandês Stephen Dedalus, que rejeita a religião e os laços patrióticos para se desenvolver sem restrições como artista. Fortemente autobiográfico, o livro foi publicado pela primeira vez em 1916 e revolucionou a literatura por seu estilo inventivo, uma das marcas da escrita de Joyce. É considerado um dos textos fundadores do Modernismo e precursor de Ulisses, obra-prima que o autor lançaria anos depois”.



Como sempre deixo claro nos posts não tenho a mínima pretensão de fazer uma análise ou estudo sobre a obra, afinal não tenho nenhuma na área, meu intuito com esse blog é compartilhar minha experiência de leitura.
Ao ler esse livro é interessante levar em consideração que a obra tem um alto teor autobiográfico, há muitas semelhanças entre a vida de Joyce e seu protagonista. Também é possível fazer uma correlação entre a história de Stephen Dedalus com o mito de Dédalo, pai de Ícaro.
Romance esse que é considerado um romance de formação, nele acompanhamos várias fases da vida de Stephen Dedalus, nosso protagonista, desde sua infância até sua maturidade, em seu desenvolvimento físico e psicológico, o que é muito interessante, em especial todo conflito religioso que se desenrola no íntimo de Dedalus.
Esse crescimento e conflito psicológico é muito perceptivo através da narrativa, que embora seja feita em terceira pessoa, parte da perspectiva de Stephen, que vai se tornando mais complexa em sua linguagem e observações.
Não vou dizer que essa foi uma leitura fácil, acompanhar e se situar nesses saltos temporais foi um pouco complexo, nada facilitado pelo etilo narrativo do autor, o que demandou uma atenção maior durante a leitura.
Então é isso, espero que vocês tenham gostado. Beijos e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr