Pular para o conteúdo principal

Viajei com: O Caminho de Casa - Yaa Gyasi - PLM #26



Tudo bem??? No post de hoje iremos conversar sobre o sensacional “O Caminho de Casa” de Yaa Gyasi. Esse é o romance de estreia da autora ganesa, sendo publicado em 2016, chegando no Brasil em 2017 pela Editora Rocco, com tradução Waldéa Barcellos. E foi lido para representar Gana no “Projeto Lendo o Mundo”.
  


Sinopse: “Com uma narrativa poderosa e envolvente que começa no século XVIII, numa tribo africana, e vai até os Estados Unidos dos dias de hoje, Yaa mostra as consequências do comércio de escravos dos dois lados do Atlântico ao acompanhar a trajetória de duas meias-irmãs desconhecidas uma da outra, e das gerações seguintes dessa linhagem separada pela escravidão”.




O livro aborda uma temática extremamente necessária, ainda mais depois dos eventos de Charlottesville. De forma marcante, direta e impactante a autora retrata os males advindos da escravidão, males esses passados através das gerações, bem ao estilo:



A narrativa se passa em Gana no início do século XVIII. Maame, uma mulher da tribo Ashanti, fugindo de um ataque da tribo Fante, acaba se separando de sua filha Effia, deixando-a para trás aos cuidados da segunda esposa do seu marido. Maame é abrigada em outra tribo, onde se casa novamente e tem outra filha, Esi. Durante a narrativa iremos acompanhar a vida dessas duas irmãs, que crescem separadas, e de seus descendentes até os tempos atuais.
O livro é narrado em 3º pessoa, a obra é dividida em capítulos e cada capítulo vai contar a história de um personagem, que dará nome ao capítulo, que são intercalados entre os descendentes de Effia e de Esi, como se fossem contos, que podem ser lidos de forma independentes.
No início achei estranho isso, pois queria mais, queria conhecer melhor aquele personagem, queria me aprofundar em sua história. Mas acabei me dando conta que esse era o objetivo da autora: essa sensação de desconexão com o passado, de falta de referências culturais, essa perda das raízes. Quando me dei conta disso:



  
Se já estava gostando da história, passei a AMAR. Achei extremamente perspicaz por parte da autora escolheu narrar essa história dessa forma, acompanhando 7 gerações de descendentes de Maame.
Ao começar esse livro temos de ter em mente que essas pessoas que foram escravizadas perderam seus documentos, o direito de utilizar sua língua materna ou de usar o próprio nome, em suma perderam a própria identidade.
Temos aqui um romance poderoso sobre ancestralidade, sobre cultura, com um impressionante contexto histórico. A autora aborda assuntos bem pertinentes, como é o caso das guerras tribais, incentivadas pelos europeus, onde os perdedores eram vendidos como escravos para os europeus, o que aconteceria com as pessoas vendidas não importava, o que importava era o lucro.
Outro ponto que achei SUPER MEGA interessante é a forma sensível e poética como a autora descreve as variações dos tons de pele, algo que até o momento eu não tinha percebido em outros autores. O que é incrível, levando em conta a enorme variação na pigmentação da pele presente na espécie humana.
Yaa tem uma escrita magnífica, fluída, poética, envolvente e extremamente emocionante, que realmente nos prende. Um trecho que me marcou muito: "Você quer saber o que é fraqueza? Fraqueza é tratar alguém como se pertencesse a você. Força é saber que cada pessoa pertence a si mesma."
Li esse livro na “Maratona 24h em 48h”, e em determinado momento tive de dar uma pausa na leitura, ler algo mais ameno, mais tranquilo, no caso peguei “As Crônicas de Nárnia”, pois são vários socos no estômago, um atrás do outro, deixando-o dolorido, literalmente falando.
Se você for sensível, tiver algum tipo de gatilho com relação a descrições de violências físicas e sexuais, não sei se essa leitura seria legal, mas caso contrário fica aqui a minha imensa recomendação, de um livro necessário, porém aviso: vai preparado para se emocionar e se angustiar...
Com relação a edição tenho que dizer que achei essa capa feia, tem edições muito melhores, com design mais bonitos. Amei muito o trabalho gráfico da edição britânica e da edição canadense, também utilizado na edição francesa.
 
Canadá - Editora Doubleday,  arte também adotada na França.

Reino Unido - Editora Peguim


Então é isso, espero que vocês tenham gostado. Beijos e até a próxima.

Comentários

  1. Eu não conhecia e acabou de entrar para minha lista.
    Imagino tamanha riqueza no contexto histórico desse livro, ainda mais passando por sete gerações.
    E gostei de todas as capas. Lindas!!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá realmente essa capa é feia, gostei mais das duas últimas. Parece ser uma história impactante, porém, necessária, já vai pra minha lista. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito necessária e impactante. Depois me conta o que achou. Beijos.

      Excluir
  3. Oi Ana.
    Eu sempre gostei de livros que retratam ancestralidade principalmente de matizes afriancas. Ainda não conhecia essa história, mas fiquei empolgada com o que esperar dela.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois me conta o que achou, foi uma leitura muito impactante e envolvente.

      Excluir
  4. Eu amo livros assim, li um livro a um tempo 'Aos Dezessete Anos' ele tem parte da história com a filha da personagem principal e eu achei incrível por isso, adoro livros que retratam gerações diferentes e mostra como as mudam de uma época para a outra!!

    Adorei a dica de livro e a resenha!!<3

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr