Pular para o conteúdo principal

Viajei com: Noites das mil e uma noites - Naguib Mafouz - PLM #27


Tudo bem? No post de hoje iremos conversar sobre o livro “Noites das mil e uma noites” do autor egípcio Naguib Mafouz. O livro foi publicado originalmente em 1979. Li na edição da editora Companhia das Letras, com tradução de Georges Fayes Khouri e Neuza Neif Nabhan.



Sinopse: “Inspirado no clássico ‘As mil e uma noites’, o escritor egípcio Naguib Mahfouz utiliza os personagens e a atmosfera mágica da obra-prima da literatura árabe para criar uma fábula moderna.
A ação se desenrola na Idade Média, numa cidade islâmica indeterminada. Mas o leitor ocidental de hoje terá a surpresa de deparar com elementos de seu cotidiano: uma sociedade infestada pela corrupção e pela inquietação social, com um chefe de polícia febrilmente ativo diante das ações clandestinas de seitas religiosas decididas a derrubar o regime. Ao mesmo tempo, tal como em ‘As mil e uma noites’, gênios ainda saem de garrafas abertas por indivíduos ingênuos e transformam suas vidas de muitas maneiras, inclusive para pior.
Neste livro, o talentoso contador de histórias Mahfouz faz uma crítica convincente da sociedade em que viveu - as seitas religiosas que descreve lembram os atuais movimentos fundamentalistas islâmicos -, além de oferecer ao leitor um romance tão encantador e multicolorido quanto a obra que o inspirou.”



Achei incrível como o autor conseguiu unir os personagens de “As mil e uma noites” com novos personagens, e se utilizar deles para fazer várias críticas a sociedade atual, isso tudo sem destoar da obra original, mantendo os elementos fantásticos e a organização em da narrativa em histórias distintas que vão se conectando.
Falando em “As Mil e uma Noites”, assim como demorei a avançar na leitura da obra original, demorei também para ler a obra de Naguib, então não pegue nenhum desses dois livros com a intenção de termina-los rapidamente, aproveite a obra, deguste a leitura, leia, reflita e aprecie a narrativa.
As críticas feitas na obra passam pelo sistema político, pelas diferenças sociais, extremismo religioso (não a religião), a escalada da violência e ao gerador disso tudo: o ser humano.
Então é isso, espero que vocês tenham gostado, beijos e até próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr