Pular para o conteúdo principal

Viajei com: Treze à mesa - Agatha Christie - PAC #26



Tudo bem? No post de hoje iremos conversar sobre o livro “Treze à Mesa” da diva Agatha Christie.



Sinopse: Num mundo de aristocratas excêntricos e de atrizes e atores famosos se tecem os fios da complexa e inquietadora intriga deste romance que poderia levar como subtítulo um baile de máscaras, porque na realidade transforma-se em um cenário macabro de mutantes e enganosas aparências, sob as quais se oculta o rosto de um implacável assassino. Entre os assistentes a esse perverso teatro se encontra um espectador muito difícil de enganar: Hercule Poirot, quem, além de utilizar outros sutis recursos, vale-se como de um espelho, do cérebro estritamente normal de seu amigo íntimo, o capitão Hastings — reencarnação moderna do doutor Watson —, para ver, refletido nele, o que o assassino quer que os outros vejam. Com uma modéstia inusitada, Poirot, por uma vez na sua vida, priva-se, injustamente, de todo merecimento, pois diz que pôde desmascarar o autor de três assassinatos, não pelo bom funcionamento dos seus neurônios, mas sim por ter ouvido, na rua, uma conversa trivial. A verdade é que, se o ouvinte não tivesse sido o detetive bigodudo, um inocente, e não o verdadeiro assassino, teria morrido na forca!



O livro foi publicado em 1933 com o título de “Lord Edgware Dies”, no livro até tem um comentário bem legal sobre o título: “...E nessa mesma noite... nessa mesma noite... ocorre a morte de Lord Edgware. Por falar nisso, bom título esse: ‘A MORTE DE LORD EDGWARE’. Ficaria bem em vitrina de livraria.”
Mas nos Estados Unidos o livro foi publicado como “Thirteen at Dinner”, título mais próximo da nossa tradução “Treze à mesa” de 1986. Eu li na edição da Harper Collins, com tradução de Milton Persson, com essa capa incrível, que traz alguns detalhes escondidos na ilustração.
Sou HIPER MEGA suspeita para falar sobre os livros dela, pois sou muito fã. Amo muito a escrita da autora, envolvente e divertida. Considero as tramas dos seus romances bem intricadas e bem elaboradas, é claro que tenho os meus favoritos e alguns que não curti tanto assim, o que é normal quando se tem mais de 80 livros para ler de um mesmo autor.
Essa para mim foi uma releitura e não sei se foi isso, mas considerei um pouco obvia a resolução, pois me lembro de ter ficado impressionada na primeira vez que li com a trama criada pela rainha do Crime.
Como já disse várias vezes, a autora não tem dó deixar pistas ao longo da narrativa e aqui não é diferente, nesta releitura eu consegui perceber o caminho que elas apontavam. Isso é algo que gosto muito nos livros da autora: ela deixa as pistas e chama a atenção para elas através dos detetives, mas ao mesmo tempo em que faz isso ela inclui outras tramas, outros mistérios, que acaba por confundir o leitor.
O livro é narrado em 1º pessoa, pelo capitão Hastings, com todo seu puritanismo, que pode irritar algumas pessoas, bem como com o seu ceticismo em relação ao amigo belga e suas celulazinhas cinzentas, artifício usado pela autora para o detetive chamar a atenção do amigo, e do leitor, para os fatos que realmente importam.
Outro ponto que AMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO muito é o aspecto psicológico dos personagens e do crime, que sempre recebe destaque na obra da autora.
Não recomendo que se leia a sinopse dos livros da autora, e tento fazer resenhas falando o mínimo possível do enredo, pois é muito legal ir descobrindo os acontecimentos com a leitura. E ao ler os livros da Agatha devemos nos lembrar da máxima: “Todos são suspeitos, TODOS, até que o livro acabe”. Então é isso, espero que vocês tenham gostado. Beijos e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr