Pular para o conteúdo principal

Viajei com: As Mil e Uma Noites - #13 (143 Melhores Livros)



Tudo bem com vocês???? No post de hoje iremos conversar um pouco sobre “As mil e uma noites”. Todos nós já ouvimos falar de Alladin e sua lâmpada mágica, de Ali Babá e os quarentas ladrões. Essas e outras tantas histórias estão presentes nessa coletânea conhecida como “As mil e uma noites”.



Esses contos estão tão presentes no nosso cotidiano e na cultura mundial que após a leitura conseguimos fazer a conexão entre eles e várias outras obras, sejam livros ou filmes, por exemplo, “O Nome da Rosa” do sensacional Umberto Eco, e a peça “A Megera Domada” de Shakespeare.
A autoria desses contos é desconhecida, isso se deve ao fato de que as histórias eram transmitidas oralmente, de geração em geração já há vários séculos antes de Cristo, sendo impossível estabelecer a autoria desses contos. A compilação deles na forma de livro também é desconhecida, acredita-se que a obra persa chamada Hezar Afsaneh (“Os Mil Contos”) seria a primeira compilação dessas histórias.
A narrativa como conhecemos hoje tem como fio condutor a história do sultão Shariar, que após ser traído pela esposa com um dos escravos, decide se vingar de todas as mulheres, tendo as como pessoas que não merecem confiança. Para isso ele decide se casar todos os dias com uma jovem, e após a noite de núpcias decide matar a jovem esposa.
Após algum tempo, na tentativa de acabar com o massacre das jovens do reino, Sherazade, filha do vizir do sultão, se oferece como esposa do soberano. Após a noite de núpcias, ela e a irmã mais nova põem o plano em prática – Duniazade pede que a irmã lhe conte uma história. Sherazade inicia a história, o sultão a princípio não dá muita importância ao que está sendo contado, mas logo se envolve com a narrativa, mas ela habilmente interrompe a história num ponto muito envolvente. O sultão querendo ouvir s conclusão da história permite que ela permaneça viva mais um dia, e assim se passam as mil e uma noites.
Essa coletânea apresenta uma grande variedade de contos, alguns contos bem parecidos entre si, com apenas alguns elementos diferentes; há contos engraçados, dramáticos, de mistério, de aventura; há contos curtos, contos longos, contos que se entrelaçam em outros, contos independentes; há contos sobre a realeza, sobre a camada mais pobre da população, com seres sobrenaturais, tem para todos os gostos.
Os contos são bastante interessantes e envolventes, com um cunho moralista, bem ao estilo das fábulas, mas vale ressaltar que muitos desses contos apresentam atitudes e comentários extremamente machistas, além de inúmeros personagens estereotipados, com muitos preconceitos difundidos, o que até certo ponto é compreensível, pelo período histórico da origem dessas narrativas, o que permite o levantamento de inúmeras discussões.
A estruturação dos contos acaba por dificultar a organização da leitura, além disso, o livro é bem extenso, eu li na edição da editora Nova Fronteira, que é dividida em dois volumes, com cerca de 500 páginas cada. Devido a isso demorei HORRORES para ler, comecei a leitura no final de Dezembro de 2018 e consegui concluir apenas no final de Abril, esse não é um livro para quem tem presa.
Nós temos diversas edições dessa obra, algumas são seleções dos contos, algumas com contos modificados (mais suavizados) ou adaptados para um público mais infantil; a edição da Nova Fronteira, que foi a edição que li, não trás a obra completa, e sim uma seleção de contos, descobri isso apenas depois que comprei o box (que por sinal está belíssimo). Atualmente a edição mais completa que temos é a da editora Globo, dividida em 4 volumes – com cerca de 1800 páginas, que é traduzida diretamente do árabe.
Então é isso, espero que vocês tenham gostado. Beijos e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr