segunda-feira, 4 de julho de 2016

Viajei com: A Teoria de Tudo - Jane Hawking

Olá... Olá... Olá... Tudo bem com vocês? Essas semanas foram bem conturbadas. Mas essa semana os post será normalizados. E hoje quero conversar com vocês sobre o livro A Teoria de Tudo de Jane Hawking.

Caso queira comprar o livro, é só clicar no LINK, e se você comprar QUALQUER livro por esse link você ajuda o blog sem nenhum custo adicional.



Sinopse (contracapa): "A história de Stephen Hawking é contada pela luz da genialidade e do amor que não vê obstáculos. Quando Jane conhece Stephen, percebe que está entrando para uma família que é pelo menos diferente. Com grande sede de conhecimento, os Hawking possuíam o hábito de levar material de leitura para o jantar, ir a óperas e concertos e estimular o brilhantismo em seus filhos entre eles aquele que seria conhecido como um dos maiores gênios da humanidade, Stephen. Descubra a história por trás de Stephen Hawking, cientista e autor de sucessos como Uma breve história do tempo, que já vendeu mais de 25 milhões de exemplares. Diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica aos 21 anos, enquanto conhecia a jovem tímida Jane, Hawking superou todas as expectativas dos médicos sobre suas chances de sobrevivência a partir da perseverança de sua mulher. Mesmo ao descobrir que a condição de Stephen apenas pioraria, Jane seguiu firme na decisão de compartilhar a vida com aquele que havia lhe encantado. Ao contar uma trajetória de 25 anos de casamento e três filhos, ela mostra uma história universal e tocante, narrada sob um ponto de vista único. Stephen Hawking chega o mais próximo que alguém já conseguiu de explicar o sentido da vida, enquanto Jane nos mostra que já o conhecia desde sempre: ele está na nossa capacidade de amar e de superar limites em nome daqueles que escolhemos para compartilhar a vida. O livro que inspirou o emocionante filme A Teoria de Tudo."

Como já disse o detetive Nicky Flippers (Deu a Louca na Chapeuzinho) quando uma árvore cai na floresta, teremos pelo menos 3 história, a sua, a minha e a da árvore. É com isso em mente que devemos ler esse livro. Jane, a mulher que esteve, por quase 25 anos, ao lado do renomado físico, que sempre recebeu as atenções, sendo que ela dificilmente recebia algum crédito pelos esforços. Mas nesse livro Jane expõe o seu lado da história.
A narrativa é em primeira pessoa, da perspectiva de Jane, sendo bem fluída e em ordem cronológica, com descrições detalhadas dos fatos (datas, locais, pessoas envolvidas). Em vários trechos da leitura fiquei abismada com o comportamento de Stephen e de Jane. Stephen grosseiro, hostil e uma verdadeira “mariposa” buscando a luz dos holofotes. Já Jane muito passiva, aceitando tudo calada, abdicando de uma vida própria em prol da família, mas não sem mágoa, pelo sacrifício feito e o pouco ou nenhum reconhecimento recebido. GOSTEI MUITO de ter lido essa obra, pelo ponto de vista apresentado. Por ter o outro lado da moeda mostrado.
O livro foi adaptado para o cinema em 2015, e podemos dizer que o enredo MUITO, MUITO romanceado. Com muitas cenas “floreadas” e muitos cortes, mas não podemos negar que o filme contou com atuações fantásticas.

Fica super mega recomendado tanto o livro quanto o filme. Espero que vocês tenham gostado, beijos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário