Pular para o conteúdo principal

Viajei com: Sangue de Tinta - Cornelia Funke

Olá, Segunda-Feira é dia de RESENHA: o livro da vez será Sangue de Tinta – Cornelia Funke, segundo livro da Trilogia Mundo de Tinta (essa trilogia é muitoamor.com.br).


O livro foi publicado no Brasil em 2009. Desde já adianto que não, a resenha não será imparcial (pois sou fã assumida dessa trilogia) e que pode haver spoiler do primeiro livro.


Nesse livro conhecemos o Mundo de Tinta, mundo criado por Fenoglio no livro intitulado Coração de Tinta, que servirá como pano de fundo das histórias narradas em Sangue de Tinta e Morte de Tinta, e onde se passa a história de Dedo Empoeirado, Capricórnio e seus Incendiários – gostei muito disso, pois quando conheci o filme Coração de Tinta quis muito conhecer esse mundo, Ombra... e encontra-lo nesse livro foi ótimo.
A história começa com Dedo Empoeirado e Farid a espera de Orfeu, outro língua encantada (a quem Farid chama de Cabeça de Queijo) que promete, em troca de dinheiro, enviar os dois para o Mundo de Tinta. Mas eles são enganados e apenas Dedo Empoeirado entra no livro.
Farid em desespero procura Meggie, que após os acontecimentos de Coração de Tinta, juntamente com os pais e Darius, passa a morar com Elionor. Se “aproveitando” da “paixonite” de Meggie por ele (além é claro da curiosidade da menina pelo Mundo descrito por Fenoglio), Farid convence ela a envia-los para dentro do livro. Alguns leitores criticaram o romance entre Meggie e Farid, bom... não são as minha cenas favoritas, mas esse romance possui certa importância para o desenrolar da narrativa.
Como se não bastasse, Mortola e Basta resolvem levar Mo e Ressa para o Mundo de Tinta, com auxilio de Orfeu, contratado para envia-los, deixando para trás uma Elionor deprimida e Darius perdido.
No decorrer da história, Mo assume um novo papel, um novo personagem (que foi criado por Fenoglio quando entra no seu próprio mundo), esse fato é muito importante no próximo livro.
Como boa parte da história se passa no Mundo de Tinta, somos apresentados a MUITOS personagens novos, muitos mesmo, de “fundir o tico e teco” – e para facilitar ao leitor se situar, a autora disponibilizou no fim do livro um “Quem é quem”, onde explica um pouco sobre os personagens. AINDA BEM, e achei bem legal essa ideia. Então aconselho a recorrer ao “Quem é quem” sempre que surgir uma duvida sobre algum personagem.
Preciso confessar que quando abri a caixa com os três livros:



Apaixonei-me pela obra antes mesmo de ter lido (conhecia apenas o filme), a cada inicio de capitulo temos uma epigrafe relacionada à história que será contada. As capas são lindíssimas, além das belíssimas ilustrações a cada fim de capitulo (todas feitas pela autora – capas e ilustrações):

Aldeia de Capricórnio




Gwin - marta de Dedo Empoeirado

Homem de vidro de Fenoglio



Fica a dica de uma trilogia FANTÁSTICA. Caso queira ler a resenha de Coração de Tinta só clicar aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr