Pular para o conteúdo principal

Viaje com: O Natal de Poirot - Agatha Christie - PAC #25



Tudo bem com vocês??? No post de hoje iremos conversar sobre o livro “O natal de Poirot”, que foi publicado originalmente em 1938. Li na edição linda da Harper Collins, com essa capa maravilhosa e com tradução Vânia de Almeida Salek.



Sinopse: Véspera de Natal. A reunião da família Lee é arruinada pelo barulho ensurdecedor de móveis sendo destroçados, seguido de um grito agudo e sofrido. No andar de cima, o tirânico Simeon Lee está morto, numa poça de sangue, com a garganta degolada. Mas quando Hercule Poirot, que está no vilarejo para passar o Natal com um amigo, se oferece para ajudar, depara-se com uma atmosfera não de luto, mas de suspeitas mútuas. Parece que todos tinham suas próprias razões para detestar o velho...

 

Aviso: Não se iluda com o título, pois o clima natalino de festividade, paz, amor e boa vontade passa MUITO longe dessa narrativa. Nesse livro temos um crescente clima de tensão e a cada virada de página ficamos a espera que algo “dê ruim”, até que uns dos assassinatos mais brutais engendrado pela autora acontece, isso se deve a uma crítica que ela recebeu do seu cunhado que os assassinatos que ela descrevia estavam rebuscados demais, com pouca cara de assassinato, “anêmicos” nas palavras dele.
Sou uma fã inegável do trabalho da autora, gosto muito de sua escrita, é uma leitura que considero muito envolvente, deliciosa e instigante. Sei que não funciona para todos, mas eu curto muito. Esse foi um livro me agradou bastante, tanto em sua construção como o desenrolar da trama.
Algo muito comum e trabalhado nos livros da Agatha é o aspecto psicológico do crime e de seus personagens, absurdamente críveis e humanos, seja em seus defeitos ou qualidades.
Poirot é sempre uma figura, o detetive belga, pomposo e metódico, é criticado em vários livros por não procurar pistas, não ser alguém ativo durante a investigação, sendo as pistas obtidas pelas forças policiais, mas é colocando suas famosas “celulazinhas cinzentas” para funcionar que ele consegue solucionar os casos.
Poirot para solucionar o crime faz uma boa análise da personalidade do morto, que não era lá flor que se cheire, ele faria uma dupla e tanto com o Senhor Gillenormand de “Os Miseráveis”, com certeza aprontariam muito juntos. É claro que a análise se estende a todos os presentes: filhos, noras, neta, empregados, e com isso temos um conjunto de personagens bem construídos e desenvolvidos compondo a trama.
Outro artificio bastante utilizado pela autora, presente nessa obra, é alguém se passando por outra pessoa e algumas cortinas de fumaças, o que ajuda a distrair o leitor do real significa de alguns acontecimentos.
Essa para mim foi uma releitura, e eu me lembrava de detalhe do assassinato, de quem assassinou o sr. Lee e o motivo, foi muito interessante observar os detalhes e pistas que a autora foi deixando ao longo da narrativa.
Sobre a edição tenho de fazer menção a essa capa incrível da editora Harper Collins, com vários elementos importante para a história, que num primeiro momento passam despercebidos pelo leitor, sendo percebidos apenas quando observados com mais atenção, o que é muito semelhante aos comentários e observações feitas por Poirot, ou outro detetive da autora. É uma pena que ela não detenha o direito de todas as obras da autora, amaria muito ter a coleção completa com esse padrão de capa.
Então é isso, fica aqui minha recomendação. Espero que vocês tenham gostado, beijos e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr