Pular para o conteúdo principal

Viajei com: Cem Anos de Solidão - Gabriel García Márquez - PLM #24 - #18 (143 Melhores Livros)


Tudo bem??? No post de hoje iremos conversar sobre o clássico “Cem Anos de Solidãodo colombiano Gabriel García Márquez, publicado originalmente em 1967. O livro foi publicado pela editora Record, com tradução de Eric Nepomuceno.

 

“Sinopse da editora: ‘Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o Coronel Aureliano Buendia havia de recordar aquela tarde remota em que seu pai o levou para conhecer a fábrica de gelo’...  Com essa frase antológica, García Marquéz, Prêmio Nobel de Literatura de 1982, introduz a fantástica Macondo, um vilarejo situado em algum recanto do imaginário caribenho, e a saga dos Buendia, cujo patriarca, Aureliano, fez trinta e duas guerras civis... e perdeu todas.
García Marquéz já despontava como um dos mais importantes escritores latino-americanos, no início da década de 1970, quando “Cem anos de solidão” começou a ganhar público no Brasil. O livro causou enorme impacto. Na época, o continente estava pontilhado de ditaduras. Havia um sentimento geral de opressão e de impotência. Então, essa narrativa em tom quase mítico, em que o tempo perde o caminho, em que os episódios testemunhados e vividos acabam se incorporando às lendas populares, evoca nos leitores uma liberdade imemorial, que não pode ser arrebatada. E tão presente. Tão familiar e necessária.
Em Macondo, os mortos envelhecem à vista dos vivos e os anjos chegam, sempre, em dezembro. Entretanto, García Marquéz nunca aceitou que suas narrativas fossem rotuladas como fantasia. Talvez porque isso exilasse Macondo num outro mundo, que nem a solidão ou a liberdade pudessem alcançar. ‘Cem anos de solidão é a mais pura história do povo latino-americano. Mas ultrapassa o momento e expõe a alma dessa história - ou como é vivenciada”.



Esse é um livro que pode ser chamado de: lindo, incrível, sensacional, maluco, confuso, whatever, mas nunca de um livro fácil de se ler. “Cem Anos de Solidão” não é um livro fácil de se ler ou se descrever. Quando me perguntavam sobre do se tratava a obra eu só conseguia responder: “Olha, é um livro bem maluco”.
Nele acompanhamos a história de sete gerações da família Buendia, que nos é contada por um narrador onisciente em 3º pessoa de forma um tanto que “bagunçada”, a narrativa não é feita de forma cronológica, o narrador faz algumas digressões e antecipações do enredo ao longo da narrativa, o que gera uma certa confusão no leitor, ainda mais que os nomes dos membros dessa família são muito semelhantes, sendo disponibilizado uma árvore genealógica da família no inicio para facilitar a vida do leitor.
Se utilizando dessa técnica, e de alguns detalhes no enredo, o autor nos passa a sensação de estagnação do tempo, como se ele não passasse, apesar de ter se passado pelo menos 130 anos. Percebemos uma narrativa cíclica, dando aquele sentimento de um eterno recomeço e um eterno fim.
Apesar da leitura oferecer certas dificuldades esse é um livro muito bom e envolvente. Esse é um livro que a leitura deve ser degustada, apreciada, aproveitada, refletida e feita com atenção pois temos muitas nuances, críticas sociais e analogias a nossa sociedade, em especial a América Latina, que passará batido numa leitura afobada. Temos Macondo, por exemplo representando a América Latina – sujeita aos desmandos de seus governantes, preocupados em explorar seus recursos e riquezas sem levar em consideração seus conterrâneos, uma terra que passou por várias revoluções, assim como Macondo passou por várias guerras promovidas por Aureliano. Tudo isso contado através de uma narrativa forte, cruel, envolvente, emocionante, sensível, engraçada e com vários acontecimentos fantásticos, sendo assim não recomendo essa leitura para uma maratona.
A editora Record lançou uma edição comemorativa que só tenho a dizer que é LINDÍSSIMA, com projeto gráfico muito belo. A primeira capa é almofadada, com o desenho de um jardim com várias formigas (com verniz localizado) e uma borboleta disposta numa forma que lembra muito um olho, e a ultima capa é dura. Não há o nome do autor ou da obra na capa, apenas na lombada e na cinta. A diagramação e espaçamento estão ótimos, confortáveis para a leitura.




Então é isso, sei que não é um livro que irá agradar a todos, mas vale a pena dar uma chance. Espero que vocês tenham gostado, beijos e até a próxima.

Comentários

  1. Essa edição está belíssima e cada vez que eu vejo, fico babando! Linda demais!
    Em uma primeira leitura que fiz desse livro, não cheguei a terminar, realmente é um tanto maluco e eu me perdi e nessas desinteressei. Mas, deixei o tempo passar e peguei novamente para ler, dessa vez sem pressa e sem pressão de chegar ao fim. E que livro envolvente!! A história, realmente não é para ser lida de forma rápida e sim degustada, como você falou. Virei fã do Gabo. Parabéns pela resenha, é uma história difícil de colocar no papel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <3 Realmente, ler esse livro com pressa, com prazo para concluir não ajuda muito. A melhor maneira de aproveita-lo é ler sem correria, sem afobação. Beijos.

      Excluir
  2. Eu sou louca pra ler esse livro! E essa edição está maravilhosa mesmo!!!
    Adorei a sinceridade pelo "livro maluco" hahaha acho que consigo entender bem o que quis dizer, tive essa mesma sensação quando li Deuses Americanos, do Gaiman.
    Quero separar um tempo da vida pra degustar esse livro e pesquisar sobre e aprender tudo que puder sobre a riqueza que ele carrega!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terei de ler "Deuses Americanos", mais um livro maluco para a coleção, kkkkkk. Depois me conta o que achou. Beijos.

      Excluir
  3. Oie.
    Eu li Cem Anos de Solidão no começo do meu curso e gostei bastante. Vejo muitas semelhanças desse com outros livros e acho genial a ideia da narrativa cíclica.
    Adorei sua análise.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem ?

    Nossa, não conhecia, mas desde de já adianto que amei sua resenha sincera, gostei de você ter deixado claro que nem sempre a leitura é fácil e a questão da ordem cronologia ser um pouco maluca de acompanhar, além de poder buscar auxílio na árvore genealógica. A edição parece está maravilhosa e gostei bastante da proposta, sua resenha está clara e instigante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <3 Gabo me fisgou, quero ler mais obras do autor. Beijos.

      Excluir
  5. Já ouvi falar mesmo que esse não é um livro fácil de se ler, mas que é magnífico! E essa edição tá lindíssima mesmo! Tenho vontade de ler, mas ao mesmo tempo um certo medinho, rsr. Mas com certeza é um desses pra se ler antes de morrer. Adorei o post!

    Beijos,
    Isa
    taglibraryisa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <3 É normal termos medinho, Mas é uma leitura que vale a pena.

      Excluir
  6. Olá!

    Eu sempre vejo ele disponível no Kindle Unlimented, mas sempre falo que quero ler esse livro físico, sentir o peso dele e da história. Amei tua resenha e essa edição é linda mesmo!

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr