Pular para o conteúdo principal

Viajei com: O Grande Gatsby - Scott Fitzgerald - #10 (143 Melhores Livros)



Tudo bem com vocês??? No post de hoje quero comentar sobre o livro O Grande Gatsby de F. Scott Fitzgerald. Livro lido para o projeto 100 (143) melhores livros da história.


Sinopse: Obra-prima de F. Scott Fitzgerald, este clássico do século XX retrata a alta sociedade de Nova York na década de 1920, com sua riqueza sem precedentes, festas nababescas e o encanto das melindrosas ao som do jazz. O sol em ascensão desse universo cintilante e musical é o enigmático milionário Jay Gatsby, ao redor do qual orbitam três casais glamorosos e desencontrados, numa trama densa, repleta de intrigas, paixões e conflitos que precipitam o trágico eclipse. Recriação soberba de um dos períodos mais prósperos da história dos Estados Unidos, O grande Gatsby é uma crítica mordaz à insensibilidade e imoralidade revestidas de ouro da chamada Era do Jazz, e um dos melhores romances — talvez o melhor — já escritos nesse país.


A história é narrada por Nick Carraway. Nick é um rapaz interiorano de origem simples que consegue um emprego como corretor na Bolsas de Valores, e passa a morar em uma pequena casa na região conhecida como West Egg em Long Island. Sua casa é cercada de mansões, e em uma dessas mansões mora Jay Gatsby, um misterioso milionário que oferece festas suntuosas, com entrada totalmente free, com grande frequência. Após algum tempo morando ali Nick é convidado a participar dessas festas, e lá ouve as mais diversas teorias sobre o anfitrião e sua fortuna, algumas bizarras e outras bem plausíveis, mas teorias, pois na real ninguém ali conhece Jay.
Numa dessas festas, Jay entabula conversa com Nick, e os dois acabam se tornando amigos. Embora a amizade entre Gatsby e Nick tenha se tornada verdadeira, ela começou através do interesse, não por parte de Nick, mas por parte de Gatsby. Nick é primo de Daisy, que é casada com Tom Buchanan, o casal mora em East Egg.
Descobrimos juntamente com Nick que há cerca de cinco anos, Daisy teve um envolvimento amoroso com Gatsby, ele na época era apenas um oficial do exercito sem muitos recursos, já ela era acostumada ao luxo e conforto, o relacionamento não vai adiante.
Gatsby percebe que se quiser ter Daisy, não digo o amor e sim a presença dela, terá que enriquecer a todo custo. Acredito que apesar de todo o amor que sente por ela, Jay conhece bem o caráter da amada. Daisy é fútil e mimada, e além disso considero ela extremamente egoísta, e faz um belo par com Tom, um cara machista, racista e xenofóbico.



Usando de meios desconhecidos em sua totalidade pelo leitor, Gatsby consegue seu objetivo – se torna um milionário.
Gatsby ao convidar Nick tem a esperança que sua prima Daisy, através dele, acabe frequentando sua casa, e assim possa ver todo o luxo e opulência em que ele vive agora.
Vale lembrar que a história se passa em um período pós Primeira Guerra, período em que os EUA vivia uma grande prosperidade, sendo considerada uma terra de oportunidades, a terra do “american dream”, que foi interrompido pela quebra da bolsa de valores em 1929.


A narrativa não é totalmente linear, o que exige certa atenção do leitor. Falando em narrativa, se prepare – há MUITA, MUITA simbologia dentro da narrativa. Eis algumas: A casa de Nick espremida entre as mansões, ele tentando se encaixar naquela sociedade.
O fato da casa de Daisy poder ser avistada da casa de Gatsby, mas ao mesmo tempo estar separada – aquele sonho muito almejado, mas sempre distante. A cor verde, da luz da casa de Daisy também é bem emblemática – representa esperança, sonho, mas também dinheiro, afinal Daisy cheira a dinheiro, sua voz “é cheia de dinheiro”.

Mapa disponível no site: In doing my homework

G – Gatsby                   N – Nick                      D – Daisy

Com relação à edição do livro, gostei muito dessa minha edição, pois ela trás um prefácio escrito pelo próprio autor, e um posfácio com comentários muitos interessantes de Alex Gilvarry, e compilações de cartas do autor ao seu editor, onde podemos acompanhar o desenvolvimento da obra, e os comentários do próprio autor sobre determinados acontecimentos.
Esse não é um livro cheio de reviravoltas, acontecimentos mirabolantes, mas é uma obra muito bem escrita e arquitetada, que trás um retrato crítico de sua época (críticas essas bem aplicáveis a nossa sociedade atual), com final impressionante, merecendo sim, e muito, estar nessa lista de 143 melhores livros da literatura universal, pois ele não apenas entretêm o leitor, mas traz uma imensa bagagem cultural.
Essa obra já teve várias adaptações para o cinema, mas apenas assisti a mais recente com o divo Leonardo di Caprio e o Homem-Aranha – só posso dizer que AMEI.
Então é isso, já falei demais. Espero realmente que vocês tenham gostado. Beijos e até a próxima.

Comentários

  1. aaaaaa quero MUITO ler! amo esses clássicos em geral e esse é um dos que ainda não li e sei que vou amar!
    De alguma forma a falta de reviravoltas é compensada lindamente pela elaboração da estrutura da história ne, ela retrata bem a época

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti o filme mais recente também e amei. Ainda não li o livro e depois dessa resenha, fiquei com enorme vontade. Imagino uma obra muito rica, tanto no retrato da época quanto ao desenvolvimento dos personagens. Se gostei do filme, vou amar o livro, com certeza!!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Ei! Tudo bem?
    É um dos meus clássicos favoritos com toda certeza, Grande Gatsby muda a perspectiva do leitor em relação ao mundo. Amei seus comentários sobre os símbolos do livro, é a melhor parte de toda a obra! Gostei muito da sua resenha, tenho vontade de reler a história :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oii!
    Uau! Parece ser um livro incrível! Gostei demais da premissa dele e das suas considerações! Deve ser uma leitura rica e excelente, fiquei com muita vontade de lê-lo!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Esse é um livro que eu sempre quis ler, mas tomei spoiler uma vez e estou esperando esquecer para ler ele, rs. Eu não tive coragem nem de assistir a um filme baseado nele ainda. Espero poder ler em breve, a premissa dele é ótima, e a sua resenha só me fez ter mais vontade ainda de ler.

    Bjo

    ~ Danii

    ResponderExcluir
  6. Oie Anna.
    Sempre gostei desse tipo de narrativa, mais arquitetada com um toque crítico. O Grande Gatsby é uma obra que pretendo ler futuramente, até mesmo pelo jogo de negócios que trás. Gosto dessas temáticas mais diferenciadas.
    Adorei a resenha.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ana! Apesar de não ter lido o livro, gosto bastante do filme, então alimento a esperança de conseguir conferir a obra em algum momento. E você me deixou tão empolgada para isso! Gosto de obras nesse estilo, meio dramático e sarcástico ao mesmo tempo, mas também fiquei intrigada com a simbologia mencionada. Adorei a resenha! Obrigada pela dica, bjs.

    http://abducaoliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi,tudo bem ?

    Confesso que só conhecia o filme, mas o livro parece igualmente instigante , além da proposta parecer bem trabalhada. Com toda certeza é uma ótima indicação para quem ama o gênero.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr