Pular para o conteúdo principal

Viajei com: Em honra de Fadime - Unni Wikan - PLM #16


  
Tudo bem com vocês??? No post de hoje irei comentar sobre Em Honra de Fadime de Unni Wikan. Unni é professora de antropologia em Oslo, Noruega, e participou de vários julgamentos envolvendo questões relacionadas a honra, seja como ouvinte ou testemunha perita.
Embora a autora seja norueguesa, o foco do livro é a integração cultural na Suécia, por esse motivo o livro representará a Suécia no Projeto Lendo o Mundo.


Sinopse: “Em Honra de Fadime” procura não ser apenas um estudo do assassinato da cidadã sueca pelo seu próprio pai. Unni Wikan pretende examinar o conceito de honra. Além do caso de Fadime, são examinados outros crimes de honra na tentativa de elucidar matizes das diferentes noções de honra, humilhação e vergonha que fizeram com que, neste caso, um pai matasse sua filha, acreditando ser este um ato de defesa coletiva e o último recurso para proteger uma família da humilhação e dos consequentes danos sociais a ela infligidos por um de seus membros.



Fadime Sahindal foi assassinada pelo próprio pai em 2002. Seu crime: ter se apaixonado por Patrick (paquistanês/sueco) e supostamente ter tido relações com ele sem serem casados, e não querer casar com alguém que sua família (clã) concordasse, desmoralizando assim a autoridade dos homens da família, que tinham arranjando seu casamento com um dos primos. O curioso é que seu irmão morou um tempo com uma sueca, sem sofrer nenhuma retaliação, afinal – ele é homem.
A autora faz uma abordagem explicando o que seria um crime de honra, e como ele se difere do crime passional, e como muitas vezes a linha entre eles é bem tênue. É interessante que a autora procura fazer essa abordagem livre de julgamentos e expõe ao leitor que a questão de honra não está vinculada a religião ou ao país, mas a uma comunidade que tenha um código de honra estabelecido.
A autora retrata principalmente o caso de Fadime, pois ele foi o caso que realmente fez as pessoas se mexerem e tentarem solucionar a questão de integração cultural e respeito aos direitos humanos nos países escandinavos (Suécia, Dinamarca, Finlândia, Islândia e Noruega). E isso é de extrema importância, já que estatísticas mostram que esses crimes ocorrem com muita frequência em famílias que moram fora de seu país de origem, onde o choque cultural é maior.
É assustador pensar que cerca de 5 mil pessoas (na maioria mulheres) são mortas todos os anos por algum parente por questões relacionadas a honra (dados da ONU), sem falar dos casos que não são relatados ou não se pode afirmar que a honra esteja envolvida.
Devo confessar que foi extremamente difícil escrever sobre esse livro, saber o que colocar e como colocar todos os sentimentos que me invadiram durante a leitura, entre ele a angustia de saber que esse tipo de crime é apoiado e seus perpetradores vistos como herói e honrados pelos seus pares.
Espero que vocês tenham gostado. Beijos e até a próxima.


Comentários

  1. Doida para ler este livro. Obrigada pela resenha.

    ResponderExcluir
  2. 0i Ana.
    Ainda não conhecia esse livro, mas fiquei com vontade de ler ele. Acredito que são contextos que merecem ser abordados a luz de não estudiosos para que se entenda como lidar com isso. Torna-se um livro necessário, acima de tudo.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  3. Ei! Tudo bem?

    Adorei ler sua resenha, porque esse parece ser um livro forte e é exatamente por essas histórias que eu me interesso. A literatura tem um papel muito importante para falar sobre esse tema, é legal saber que a autora soube lidar com o assunto.

    Beijos!
    http://www.365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos conversar sobre, pois ainda temos muito o que evoluir em questões de gênero. Beijos.

      Excluir
  4. Oi, Ana! Caramba, estou com um nó na garganta só de ler a sua resenha. Imagino como deve ter sido difícil ler e escrever sobre esse livro. Não o conhecia, tão pouco esses números assustadores sobre crimes de honra. E como você trouxe, dói ainda mais saber a proporção em que as mulheres são vítimas dessa sociedade problemática e doente. É por isso que esse tipo de livro é tão importante para nos dar força e motivação nessa luta que está muito longe de acabar. Parabéns pela resenha.

    http://abducaoliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos conversar sobre, pois ainda temos muito o que evoluir em questões de gênero. Beijos.

      Excluir
  5. Eiii Ana,
    Nossa, realmente essa é realmente uma leitura intensa, porém necessária. Não conhecia a obra, mas com certeza vou adicioná-la a lista de aquisições. Só pela resenha já fiquei chocada, deve ser uma leitura angustiante, de fato, e muito reflexiva. Uma leitura muito necessária!

    Amei conhecer!
    Bjokas!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos conversar sobre, pois ainda temos muito o que evoluir em questões de gênero. Beijos.

      Excluir
  6. Esse livro é ótimo pelo o que você descreveu. Já quero fazer essa leitura embora sei que não irá ser fácil. Dica mais que anotada, bjusss. Ah, esse projeto é top!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos conversar sobre, pois ainda temos muito o que evoluir em questões de gênero. Cada vez mais apaixonada por esse projeto. Beijos.

      Excluir
  7. Fiquei chocada ao conhecer esse livro, por muitos motivos.
    Um deles é não ter conhecimento sobre esse caso grotesco, parece ser um livro cheio de questões culturais e mundiais, com certeza uma leitura recomendada para todos.

    Bisou bisou , Isa! ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos conversar sobre, pois ainda temos muito o que evoluir em questões de gênero. Beijos.

      Excluir
  8. Caramba, esse livro parece bem forte.
    É terrível ler e ver casos como o de Fadime sendo justificados debaixo de uma suposta "honra" de clãs. E o pior é que isso continua sendo comum em muitos países nos quais as mulheres são tratados como coisas.
    Com certeza é uma leitura necessária, mas angustiante e revoltante, como pude perceber.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos conversar sobre, pois ainda temos muito o que evoluir em questões de gênero. Beijos.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr