Pular para o conteúdo principal

Viajei com: A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak - PLM #3

Olá, o post de hoje será sobre o 3º livro do Projeto Lendo o Mundo (PLM) – o primeiro foi As Aventuras de Pi de Yann Martel (Canadá) e o segundo foi Os Miseráveis de Victor Hugo (França). O país da vez é a Austrália representada por Markus Zusak com o livro A Menina que Roubava Livros. Publicado em 2005 com o título de The Book Thief, foi lançado no Brasil em 2007 como A Menina que Roubava Livros pela Intrínseca, com tradução de Vera Ribeiro.
A história tem como pano de fundo o período pré II Segunda Guerra até o pós II Segunda Guerra Mundial. Podemos dizer que o narrador ou a narradora (como preferir) é muito peculiar, já que é ninguém menos que a própria Morte... Sim o livro é narrado pela Morte em pessoa (será que posso usar esse termo?????) – I don’t know...
A linguagem é simples e as interpretações dos acontecimento também, pois a história, embora narrada pela Morte, é contada com base no diário da protagonista,  Liesel Meminger, uma garota de 9 anos, que muitas vezes não entende o que está acontecendo.
Liesel e o irmão estão sendo levada pela mãe, que está sendo perseguida pelo Füher (Hitler) por ser comunista, para um lar adotivo alemão. Mas durante a viagem, a Morte tem seu primeiro encontro com a menina que roubava livros (como ela costuma chamar Liesel), quando ela vem buscar o irmão da menina, não é spoiler, isso ocorre logo nas primeiras páginas.
A Morte, enquanto leva a alma do irmão, presencia o primeiro roubo da garota, o coveiro presente deixou um livro, O manual do coveiro, cair na neve, que é levado pela garota até a cidade de Molching onde mora sua família adotiva (Hans e Rosa Hubermann) na Rua Himmel (Paraíso em alemão).
Embora não saiba ler, nem escrever, a garota se apega muito ao livro, pois ele lhe trás lembranças do irmão. E é aí que entra Hans, que ensina a menina a ler, e dessa forma eles criam um grande vínculo.
Ao longo do tempo Liesel faz amizade com Rudy, um dos filhos dos vizinhos, os Steiner, e com a mulher do prefeito, Ilsa Hermann, embora ela só perceba o tamanho dessa amizade no fim da história, além é claro de ter roubado alguns livros.
A certa altura, os Hubermann abrigam Max, um judeu fugitivo, no porão de casa, que se torna um grande amigo de Liesel.
No Skoob o livro consta 11.618 abandonos, e a grande reclamação que vejo dessas pessoas é: a morte dá muitos spoilers; o livro é muito parado. O que tenho a dizer é:

* Sim, a Morte dá muitos spoilers, mas o interessante é ver como as coisas aconteceram, e não o que aconteceu em si. E logo no primeiro parágrafo recebemos um spoiler:



* Se você procura um livro que fale sobre a II Segunda Guerra Mundial, abordando bombardeios, batalhas, sangue, destroços – ESQUECE; essas coisas aparecem no livro, mas não como base da narrativa, e sim como algo inevitável em um período de guerra. A obra aborda a amizade, sem esquecer “das palavras" e do poder que elas carregam, mas o foco do livro é o próprio ser humano, em sua complexidade, um ser multifacetado, nas palavras da própria narradora:

"O ser humano não tem um coração como o meu. O coração humano é uma linha, ao passo que o meu é um círculo, e tenho a capacidade interminável de estar no lugar certo na hora certa. A conseqüência disso é que estou sempre achando seres humanos no que eles têm de melhor e de pior. Vejo sua feiúra e sua beleza, e me pergunto como uma mesma coisa pode ser as duas. Mas eles tem uma coisa que eu invejo. Que mais não seja, os humanos têm o bom senso de morrer"

"Uma última nota de sua narradora: Os seres humanos me assombram."

O livro foi adaptado para o cinema em 2013, e acabei assistindo ao filme primeiro, e gostei muito, apesar das diferenças, ele conseguiu captar a essência da história, que sendo narrada por quem é e do tema narrado consegue ser bela e singela ao mesmo tempo em que é triste e grandiosa. Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr