Pular para o conteúdo principal

Viajei com: Razão e Sensibilidade - Jane Austen

 


Tudo bem? No post de hoje iremos conversar sobre o livro “Razão e Sensibilidade” primeiro livro de Jane Austen publicado, em 1.811, assinado pelo pseudônimo “A Lady”. Há várias edições disponíveis nas livrarias, a edição é da Martin Claret, que veio na minha caixinha do Skoob, que tem tradução de Roberto Leal Ferreira, mas acabei ouvindo o audiolivro disponível no Audible.

 



 

Sinopse: "Razão e Sensibilidade" é um livro em que as irmãs Elinor e Marianne representam uma dualidade, de maneira alternada, ao longo da narrativa. As expectativas vividas pelas duas com a perda, o amor e a esperança, nos aponta para um excelente panorama da vida das mulheres de sua época. As irmãs vivem em uma sociedade rígida, e ambas tentam sobreviver a esse mundo cheio de regras e injustiças. Tanto a sensível e sensata Elinor como a romântica e impetuosa Marianne se veem fadadas a aceitar um destino infeliz por não possuírem fortuna nem influências, obrigadas a viver em um mundo dominado por dinheiro e interesse. As duas personagens passam por um processo intenso de aprendizagem, mesclando a razão com os sentimentos em busca por um final feliz.

 



 

Esse é o meu segundo contato com a autora, o primeiro foi com o espetacular “Orgulho e Preconceito”, que continua sendo meu favorito dela, considero ele melhor desenvolvido e onde a autora consegue trabalhar temas que estão presentes em ambas as obras de forma mais satisfatória, pois as duas tem muitas semelhanças, muitos pontos de contato, como se “Razão e Sensibilidade” fosse uma prévia do que viria a ser sua obra mais famosa, “Orgulho e Preconceito”. Isso não quer dizer que não tenha amado esse livro, pois sim gostei muito e cada obra tem seu mérito e suas próprias características.

Mas não vá ler esse livro esperando uma história de amor tórrido ou meloso, esse não é o foco da narrativa. Ao meu ver, o foco da obra é a sororidade e o amor fraternal entre essas irmãs, que aos poucos vão aprendendo a aceitar e respeitar a personalidade uma da outra, se tornando mais empática.

Embora não seja um livro extremamente romântico, a autora traz sim o amor como algo importante, e por isso deve ser baseado no amor-próprio, afinal antes de querer fazer alguém feliz e completo, você deve ser feliz e completo, o respeito e admiração mútua também são fundamentais, e a forma como a Jane Austen critica certas visões romantizadas de atitudes egoístas e tóxicas é ESPETACULAR e aqui não foi diferente.

 

“Por mais fascinante que seja a ideia de um único e constante amor e apesar de tudo que se possa dizer sobre a felicidade de alguém depender completamente de uma pessoa determinada, as coisas não devem ser assim, nem é adequado ou possível que o sejam.”

 

Então é isso, espero que vocês tenham gostado. Beijos e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr