Pular para o conteúdo principal

Viajei com: O Violoncelista de Sarajevo - Steven Galloway



Tudo bem com vocês??? No post de hoje iremos conversar um pouco sobre o livro O violoncelista de Sarajevo de Steven Galloway. O livro foi publicado em 2008, com o título The Cellist of Sarajevo, sendo publicado no Brasil pela editora Rocco com tradução de Lilian Palhares nesse mesmo ano. Ganhei o livro no grupo “Sementes de Livros”, mais uma vez OBRIGADA seus lindos.



Antes de falar sobre a obra é preciso fazer um contexto histórico da narrativa. E como recentemente eu li O Diário de Zlata, estou super interessada nesse tema. Após o fim da 1º Guerra Mundial foi criado o país da Iugoslávia, que com a crise politica da região na década de 80 passou por um processo de fragmentação.




 Em 5 de Abril de 1992 tinha inicio na cidade de Sarajevo o mais longo cerco da atualidade, que perdurou até 29 de Fevereiro de 1996. A estimativa é que tenham morrido 12.000 pessoas, e 50.000 feridos, sendo que 85% das vítimas foram civis.
O cerco foi facilitado pela geografia do local, já que a cidade é totalmente cercada por montanhas e com um terreno plano. Em 27 de maio de 1992, às 4 hora da tarde, 22 pessoas morreram e 70 ficaram feridas, enquanto esperavam na fila para comprar pão.
A padaria ficava próxima a casa do músico Vedran Smailovic, que fora violoncelista da Ópera de Sarajevo. Vedran, em homenagem as vítimas, decidiu tocar o Adágio de Albinoni em sol menor durante 22 dias no mesmo horário e local do bombardeio.
Foi inspirado nesse fato que, o na época professor de escrita criativa da University of British Columbia, Steven Galloway criou a narrativa de O violoncelista de Sarajevo.
O livro trás a guerra sobre várias perspectivas e nuances, mas não focando no motivo ou aspectos políticos dela. Nele acompanhamos a história por três pontos de vistas diferentes: Arrow, Kenan e Dragan, que tentam sobreviver à guerra.
A narrativa não é extensa, mas é de uma riqueza de descrição impressionante, possui uma linguagem tranquila, que consegue captar e transmitir a singeleza e beleza do gesto de Vedran, bem como as dificuldades enfrentadas numa guerra.
A leitura me deixou muito curiosa por ouvir a música tocada por Vedran que é belíssima, super recomendo que escutem.


No final de Novembro de 2015 o autor foi afastado de seu cargo, e uma investigação instaurada, e ele demitido em meados de 2016, mas poucas informações foram divulgadas.
Então é isso, espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima.

Comentários

  1. Olá!

    Eu não conhecia o livro e eu gosto do estilo, fico sempre muito emocionada e fiquei mais ainda ao ouvir a música tocada por Vedran. Fiquei imaginando e me deu um aperto no coração.
    Linda resenha e com certeza vou levar essa dica de leitura.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Só a história por tras do livro já nos emociona, add no skoob e quero MUITO ler.
    A música é tocante, nem consigo imaginar a dor dessa sociedade nesses momentos tão longos e difíceis que passaram :(

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Oiiieee
    Também amo histórias cujo pano de fundo são as Guerras Mundiais. Fiquei tão curiosa com esse livro que vou colocá-lo na lista. (Preciso te dizer, enquanto to escrevendo esse comentário estou ouvindo a música). Sabe, eu acho incrível como em momentos tão tensos como o contexto apresentado pelo livro a arte consiga de certa forma abarcar e absorver um pouco da dor das pessoas, e até consolar. <3 Eu amo a Rocco por publicar livros históricos ou baseados em fatos históricos.

    Beijos,
    EU SOU UM POUCO DE CADA LIVRO QUE LI

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que história incrível (e triste)! Muito bacana todo o contexto que você explicou, eu nunca saberia rsr nunca fui muito fã de história na época da escola, então vou descobrindo aos poucos algumas partes dela agora com a vida e os livros. E tenho achado isso muito bacana! To ouvindo a música agora e ela é super forte e profunda, nossa. Retrata muito bem toda a tragédia.

    Beijos,
    Isa
    taglibraryisa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oie.
    Adorei a resenha pois gosto de livros que trazem histórias além dos enredos por assim dizer. Não conhecia a ideia da obra, mas principalmente na parte do contexto histórico, alem de toda tensão abordada no livro.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  6. Oi, Tudo bem ?

    Bom, confesso que não conhecia o livro,mas fiquei extremamente fascinada e tocada pela história de que o violinista tocava no local todos os dias e a mesma hora, não tem como não cativar leitores sabendo deste fato e da proposta do livro. Procurei o livro via Amazon e adicionei a minha lista de leitura, gostei bastante de conhecer ele por aqui . Sem dúvidas é uma indicação emocionante .

    ResponderExcluir
  7. Oiii,
    Essas histórias sobre guerra sempre mexem comigo, parece ser um livro muito tocante. Emociona demais ver uma pessoa em meio ao caos e a tragédia pegar seu instrumento (ou qualquer outro tipo de arte) e compartilhar suas emoções com todos. Estou ouvindo a música enquanto escrevo, é belíssima e ao mesmo tempo muito triste. Adorei entender melhor todo esse contexto histórico por trás dessa trama e o que inspirou o autor para escrever esta obra. Já quero ler!

    Ótima resenha!
    Bjux!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Ei! Tudo bem?

    Eu AMO livros em que existe uma parte histórica e ela é o plano de fundo de toda a obra. Me interessei logo de cara pela história, mas seu contexto histórico inicial na postagem foi o que mais me chamou atenção e o que me conduziu de verdade para que eu tivesse vontade de realizar a leitura.

    Beijos!
    http://www.365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr