Pular para o conteúdo principal

Viajei com: Os Maias - Eça de Queirós


Tudo bem com vocês??? No post de hoje irei comentar um pouco sobre Os Maias do incrível Eça de Queirós, sendo esse o último livro da trilogia Cenas da Vida Portuguesa, composta também pelos MARAVILHOSOS O Crime do Padre Amaro e O Primo Basílio, que eu já li e AMO MUITO. As obras são consideradas uma trilogia não por estarem interligadas entre si, pois não estão, mas por retratarem e examinarem a sociedade lisboeta em suas diversas camadas.
Antes de continuar o post quero deixar claro que não tenho a menor pretensão de fazer uma análise ou uma dissertação sobre a obra (e acredite em mim – essa obra renderia várias, inúmeras dissertações), afinal esse não é o intuito do blog e eu não sou formada na área. Avisos dados “simbora pros comentários”.



Em minha humilde opinião quanto menos o leitor souber sobre o enredo mais interessante se torna a leitura, pois assim a história vai de envolvendo, te enredando, UOU, e isso vale para os outros livros do autor, então tentarei o máximo possível não detalhar o enredo. Fazendo um apanhado muito geral sobre a obra – a história se passa em Portugal do século XIX, em especial na segunda metade do século, acompanhando as desventuras de 3 gerações da família Maia: o patriarca Afonso da Maia, Pedro da Maia – filho de Afonso, e Carlos Eduardo – filho de Pedro.
O livro é narrado em 3º pessoa, de forma cronológica. A escrita do Eça é M-A-G-N-Í-F-I-C-A, é descritiva de forma que o leitor sente o aroma do ambiente, sente a alegria ou angústia dos personagens, ao mesmo tempo em que é poética, em alguns momentos parece que você esta lendo um poema.

“E não era a primeira vez que tinha destes falsos arranques de amor, ameaçando absorver, pelo menos por algum tempo, todo o seu ser e resolvendo-se em tédio, em "seca". Eram como os fogachos de pólvora sobre uma pedra; uma fagulha ateia-os, num momento tornam-se chama veemente que parece que vai consumir o Universo, e por fim fazem apenas um rastro negro que suja a pedra. Seria o seu um desses corações de fraco, moles e flácidos, que não podem conservar um sentimento, o deixam fugir, escoar-se pelas malhas de um tecido reles?”

“Assim acontece com as estrelas de acaso! Elas não são de uma essência diferente, nem contêm mais luz que as outras: mas, por isso mesmo que passam fugitivamente e se esvaem, parecem despedir um fulgor mais divino, e o deslumbramento que deixam nos olhos é mais perturbador e mais longo...” 

O livro está repleto de simbolismo, crítica social, crítica ao clérigo, ao sistema educacional, entre outras. Vários personagens possuem sobre o país uma perspectiva muito derrotista, muito pessimista, o que me lembrou e muito do chamado “complexo de vira-lata” brasileiro.
É claro que temos aqui uma escrita mais rebuscada e com termos em desuso, afinal o livro foi escrito em 1888, mas nada que um dicionário e um tempinho a mais de leitura não resolvam. Durante a leitura eu escutei o áudio livro disponível legalmente no Youtube, o que pode facilitar e muito a leitura para quem assim como eu apreende mais ouvindo.
Só posso dizer LEIAM. Espero que vocês tenham gostado. Beijos e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr