Pular para o conteúdo principal

Viajei com: Meio Sol Amarelo - Chimamanda Ngozi Adichie



Tudo bem com vocês??? Espero quem sim. Antes de comentar sobre o livro de hoje, responda rápido: quantos livros você já leu sobre a II Guerra Mundial?? Eu li nove e tenho dois na lista de próximas leituras. E quantos sobre Biafra??? Bem esse foi meu primeiro e devo confessar que não me lembro de ter ouvido falar sobre essa guerra.
No post de hoje irei comentar um pouco sobre o livro Meio Sol Amarelo da incrível escritora Chimamanda Ngozi Adichie. Esse é o quarto livro que leio da autora e:



Estou amando cada vez mais a escrita dela. A autora, nigeriana da família Ibo, já publicou 6 livros: Hibisco Roxo (MARAVILHOSO e meu preferido até o momento), Meio Sol Amarelo, No Seu Pescoço, Americanah, Sejamos Todos Feministas e Para Educar Crianças Feministas. Quero MUITO ler No Seu Pescoço, que é uma coletânea de contos e Para Educar Crianças Feministas.
A autora aborda temas complexo e não tem dó de colocar o dedo na ferida e expor sua opinião. Em Hibisco Roxo ela aborda a violência doméstica, já em Meio Sol Amarelo o tema é a Guerra civil nigeriana, em Americanah a bola da vez é preconceito racial e cultural dentro e fora da Nigéria, em Sejamos Todos Feministas, como fica implícito pelo título, o feminismo é que está em pauta. E claro que a hipocrisia social não fica de fora em nenhuma dessas obras.
Mas chega de conversa em vamos a história do livro.

SINOPSE: Em meio à guerra fratricida que dividiu a Nigéria com a malograda tentativa de fundação do estado independente de Biafra, um grupo de pessoas busca provar a si mesmas e ao mundo que é capaz não só de sobreviver, mas também de resguardar seus sonhos e sua integridade moral.
Garoto de aldeia, Ugwu procura se ajustar a uma realidade em rápida transformação. Olanna é uma moça da alta sociedade que se torna professora universitária e vive com Odenigbo, que abraça a causa revolucionária. Jornalista com ambição de se tornar escritor, Richard se apaixona pela irmã de Olanna, Kainene, figura esquiva, que reage com pragmatismo ao desmoronamento da nação.
Baseado em fatos reais transcorridos na década de 1960, este romance da premiada escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie vai além do mero relato, transformando- se em um grandioso painel sobre indivíduos vivendo em tempos de exceção, um livro que a crítica internacional aproxima de V. S. Naipaul, Chinua Achebe e Nadine Gordimer.


Se você está esperando um livro com batalhas, tiros, porradas e bombas, procure outro livro, o foco dessa obra não é o conflito em si, e sim como a população de Biafra enfrentou a guerra, como a guerra afetou a sociedade Ibo. É lógico que temos descrições de bombardeios, massacres (cenas bem gráficas por sinal), mas do ponto de vista de civis.
Além disso a autora não se atém aos aspectos culturais ou políticos que levaram a guerra, é claro que eles estão presentes no livro, mas o foco é em como a guerra afetou a população de Biafra (região que tentou se separar da Nigéria), que em sua bandeira tinha um meio sol amarelo, que inspirou o título do livro.



A história não é contada de forma cronológica, sendo narrada em 3º pessoa sobre três pontos de vista: Richard, um jornalista britânico, “namorido” de Kaenene, que se muda para a Nigéria para escrever um livro sobre a arte Igbo-Ukwu.




Olanna, nigeriana de família rica, professora universitária, irmã gêmea de Kaenene, e namora Odenigbo.




Ugwu, um garoto que morava em uma aldeia, que foi levado para a cidade para trabalhar para Odenigbo.




Além disso, há um livro sendo escrito dentro da obra, com o título bem sugestivo de “O Mundo estava calado quando nós morremos”. Afinal esse é um tema praticamente ignorado pela maioria das pessoas. Achei muito interessante a parte histórica, pois era totalmente leiga sobre a história da Nigéria, não que eu saiba muito agora, mas o livro me despertou o interesse em aprender um pouco sobre esse país.
Achei os personagens bem construídos e muito realistas, com suas qualidades e seus defeitos.
Devo alertar que há MUITAS cenas “hots” nessa história, o que em opinião torna o livro +18, e aproveito para confessar que as descrições dessas cenas me incomodaram MUITO pelo tipo de linguagem utilizada, sim sou fresca quanto a isso.
Esse foi o único livro da autora adaptado para o cinema, lançado em 2013, que claro teve muito enredo cortado, afinal o livro tem mais de 500 páginas, mas manteve a essência da obra. E gostei MUITO do fato de que na edição do filme eles acrescentarem mapas que nos ajudam a nos localizarmos no espaço e trechos com imagens reais da guerra. Além disso, o filme é narrado de forma cronológica, ao contrário do livro. O filme recebeu classificação +16, mas uma classificação +18 seria mais adequada.




Esse não é meu livro preferido da autora, mas super recomendo a leitura. Então é isso, espero que vocês tenham gostado. Beijos e até a próxima.

Comentários

  1. Ei! Tudo bem?

    Já li Para Educar Crianças Feministas e fiquei apaixonada pela escrita da autora. Fiquei muito interessada por Meio Sol Amarelo, porque meu gênero favorito é o romance histórico e, assim como você, não sei nada sobre a Nigéria, muito menos sobre essa guerra.

    Beijos!
    http://www.365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chimamanda é maravilhosa, recomendo. Depois me conta o que achou <3

      Excluir
  2. Esse negócio de classificação hoje em dia me incomoda muito, estão liberando conteudos pesados pra menores de 18 mesmo e eu tb não concordo... mas enfim
    Dica muito boa, não li tantos livros sobre a guerra e acho que nenhum dessa região, parece uma ótima pedida pq afinal, essa história precisa ser contada pra não ser esquecida!

    osenhordoslivros.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, isso é preocupante, tem de haver algum aviso, e a pessoa analisa, fora isso é um livro incrível. Beijos.

      Excluir
  3. Oi.
    Eu ainda espero ler obras da Chimamanda sendo que comecei Sejamos Todas Feministas mas ainda não consegui.
    Não conhecia essa obra, mas gostei da premissa apesar dos contras. O que mais gosto nesses enredos é o contexto da guerra e não ela em si.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super recomendo, ela trás a guerra pela visão civil, o que é bem impactante. Beijos.

      Excluir
  4. Olá, eu já li vários livros com temática da Segunda Guerra e tenho vários para ler ainda. Estou com Hibisco Roxo na minha listinha de desejados, não li nenhum livro da autora ainda. Apesar desse livro falar sobre guerra, com certeza não leria ele por conta desses vocabulários pesados, não sou fã desse tipo de linguagem e esse é um dos pontos que me faz não ter interesse em um livro. Mas você fez uma ótima resenha, muito bom a sua sinceridade. Bjusss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada :) A questão da linguagem pega um pouco mesmo, te entendo. Beijos.

      Excluir
  5. Acho que livros que retratem momentos importantes da nossa história é necessário que a leitura seja lida para que não possamos esquecer. Estou muito curiosa quanto as obra dessa autora, sempre ouço coisas tão boas sobre ela.

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ana!
    Esse é um dos encontros pelo qual mais anseio: Chimamanda. Sinto que preciso conhecer essa autora o quanto antes, por todas as questões que ela trabalha em suas obras, em especial o feminismo. Eu não sabia da existência desse livro e confesso que me surpreendo cada vez mais com a versatilidade da autora é a importância das suas obras. Adorei a sua resenha! Me deixou ainda mais empolgada para conhecer a Chimamanda, fora que acrescentei o livro à minha lista de desejos :) Bjs!

    http://abducaoliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada :) Chimamanda é sensacional, e as obras dela são sempre impactantes. Depois me conta o que achou. Beijos.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr