Pular para o conteúdo principal

Viajei com: O mundo de Sofia - Jostein Gaarden



Tudo bem com vocês??? No post de hoje irei comentar sobre o livro O Mundo de Sofia de Jostein Gaarder. O livro foi publicado em 1991 e se tornou um best seller, sendo traduzido para mais de 60 idiomas.
No 2º Ano do ensino médio, minha professora de Português dividiu a turma em 2 grupos, um leria O Mundo de Sofia e outro leria O Código da Vinci, e cada grupo exporia o livro para o outro e ela avaliaria a capacidade de síntese, argumentação e compreensão da obra. Eu acabei lendo (e amando) O Código da Vinci, mas alguns colegas do outro grupo conseguiram me deixar curiosa pela leitura desse livro. E no primeiro semestre da faculdade, isso lá em 2007, o professor de Filosofia pediu a leitura, e eu li e achei muito interessante e agora após 10 anos resolvi reler e continue amando o livro.




Sinopse: “Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo em que vivemos. Os postais foram mandados do Líbano, por um major desconhecido, para uma tal de HildeKnag, jovem que Sofia igualmente desconhece.
O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste fascinante romance, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países em que foi lançado. De capítulo em capítulo, de “lição” em “lição”, o leitor é convidado a trilhar toda a história da filosofia ocidental – dos pré-socráticos aos pós-modernos -, ao mesmo tempo em que se vê envolvido por um intrigante thriller que toma um rumo muito surpreendente. ”


É difícil fazer uma sinopse desse livro que condiz com a história, pois o livro apresenta algumas subtramas. A parte filosófica é bem interessante, ao longo do livro o leitor e Sofia vão se aprofundando, avançado pela história da filosofia, tudo com uma didática excelente, de fácil compreensão e atende bem o seu propósito, fazendo o leitor perceber o quão presente a filosofia está presente no nosso cotidiano e como ela é importante. E o final me deixou de boca aberta quando li a primeira vez e que está relacionado a um dos pensamentos filosóficos estudados.
Mas apesar da linguagem tranquila e da escrita bem desenvolvida, é um livro que demanda tempo durante a leitura, principalmente se o leitor quer aproveitar o curso ofertado por Alberto a Sofia. Nessa releitura eu levei 3 semanas para concluir a leitura.
O livro não trás uma filosofia aprofundada, com os mínimos detalhes de todos os pensamentos dos filósofos apresentados, mas nos dá uma boa base e um panorama do desenvolvimento dos pensamentos filosóficos. Então caso o leitor sinta necessidade e/ou interesse ele pode se aprofundar no trabalho desses filósofos de outra forma.
Então é isso, fica remendada a leitura. Espero que vocês tenham gostado. Beijos e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr