segunda-feira, 7 de maio de 2018

Viajei com: O mundo de Sofia - Jostein Gaarden



Tudo bem com vocês??? No post de hoje irei comentar sobre o livro O Mundo de Sofia de Jostein Gaarder. O livro foi publicado em 1991 e se tornou um best seller, sendo traduzido para mais de 60 idiomas.
No 2º Ano do ensino médio, minha professora de Português dividiu a turma em 2 grupos, um leria O Mundo de Sofia e outro leria O Código da Vinci, e cada grupo exporia o livro para o outro e ela avaliaria a capacidade de síntese, argumentação e compreensão da obra. Eu acabei lendo (e amando) O Código da Vinci, mas alguns colegas do outro grupo conseguiram me deixar curiosa pela leitura desse livro. E no primeiro semestre da faculdade, isso lá em 2007, o professor de Filosofia pediu a leitura, e eu li e achei muito interessante e agora após 10 anos resolvi reler e continue amando o livro.




Sinopse: “Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo em que vivemos. Os postais foram mandados do Líbano, por um major desconhecido, para uma tal de HildeKnag, jovem que Sofia igualmente desconhece.
O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste fascinante romance, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países em que foi lançado. De capítulo em capítulo, de “lição” em “lição”, o leitor é convidado a trilhar toda a história da filosofia ocidental – dos pré-socráticos aos pós-modernos -, ao mesmo tempo em que se vê envolvido por um intrigante thriller que toma um rumo muito surpreendente. ”


É difícil fazer uma sinopse desse livro que condiz com a história, pois o livro apresenta algumas subtramas. A parte filosófica é bem interessante, ao longo do livro o leitor e Sofia vão se aprofundando, avançado pela história da filosofia, tudo com uma didática excelente, de fácil compreensão e atende bem o seu propósito, fazendo o leitor perceber o quão presente a filosofia está presente no nosso cotidiano e como ela é importante. E o final me deixou de boca aberta quando li a primeira vez e que está relacionado a um dos pensamentos filosóficos estudados.
Mas apesar da linguagem tranquila e da escrita bem desenvolvida, é um livro que demanda tempo durante a leitura, principalmente se o leitor quer aproveitar o curso ofertado por Alberto a Sofia. Nessa releitura eu levei 3 semanas para concluir a leitura.
O livro não trás uma filosofia aprofundada, com os mínimos detalhes de todos os pensamentos dos filósofos apresentados, mas nos dá uma boa base e um panorama do desenvolvimento dos pensamentos filosóficos. Então caso o leitor sinta necessidade e/ou interesse ele pode se aprofundar no trabalho desses filósofos de outra forma.
Então é isso, fica remendada a leitura. Espero que vocês tenham gostado. Beijos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário