Pular para o conteúdo principal

Viajei com: Breve História de Sete Assassinatos - Marlon James - PLM #18



Tudo bem com vocês??? No post de hoje irei comentar sobre o livro Breve História de Sete Assassinatos do jamaicano Marlon James, publicado aqui no Brasil em 2017 pela Intrínseca com tradução de André Czarnobai. O livro rendeu ao autor o prêmio Man Booker Prize em 2015.



SINOPSE: Em 3 de dezembro de 1976, às vésperas das eleições na Jamaica e dois dias antes de Bob Marley realizar o show Smile Jamaica para aliviar as tensões políticas em Kingston, sete homens não identificados invadiram a casa do cantor com metralhadoras em punho. O ataque feriu Marley, a esposa e o empresário, entre várias outras pessoas. Poucas informações oficiais foram divulgadas sobre os atiradores. No entanto, muitos boatos circularam a respeito do destino deles.
Breve história de sete assassinatos é uma obra de ficção que explora esse período instável na história da Jamaica e vai muito além. Marlon James cria com magistralidade personagens – assassinos, traficantes, jornalistas e até mesmo fantasmas – que andaram pelas ruas de Kingston nos anos 1970, dominaram o submundo das drogas de Nova York na década de 1980 e ressurgiram em uma Jamaica radicalmente transformada nos anos 1990. Um romance épico, brilhante e arrebatador, vencedor do Man Booker Prize de 2015.



A narrativa de breve não tem nada, já que o livro possui mais de 700 páginas, contando com mais de 75 personagens, para facilitar temos um lista com os nomes e uma rápida descrição deles no início do livro.
Usando como fio condutor de sua narrativa o atentado contra o cantor Bob Marley, que planejava um show em prol a paz e unificação da Jamaica antes da eleição presidencial, o autor vai levando o leitor a montar um quebra-cabeça que retrata um dos momentos mais conturbados da Jamaica, principalmente entre as décadas de 70 e 80.



Gostei muito do fato do autor não ter se atido apenas ao atentado contra o Cantor, mas ter feito um apanhado do antes, durante e depois disso, tudo em primeira pessoa na perspectiva de vários personagens, não focando apenas em um personagem, afinal:



Embora tenha gostado do livro, o achei sofrível e cansativo em alguns pontos, com uma narrativa densa, que oferece resistência ao leitor, já que a narrativa é composta por múltiplas vozes, com marcas de oralidade, especialmente quando o narrador não possui muita instrução, sei que isso foi feito forma proposital, mas isso é algo que me incomoda bastante, sem falar no uso constante de palavras de baixo calão, praticamente a cada 10 palavras 11 são palavrões, quando não é o personagem falando é o leitor pensando. Segundo o próprio autor em entrevista concedida a Mateo Sancho Cardiel do jornal El País (entrevista na integra):

“Não acredito que os leitores vão seguir adiante de maneira fluida em cada página. Nem deveriam. Há confusão, os personagens se contradizem e a história não se encaixa, mas isso é premeditado. Não há uma autoridade que conte uma história assim. Não estou tentando posicionar nenhuma das vozes como a verdadeira. Os personagens às vezes tiram sarro do leitor”.

Apesar disso gostei muito da escolha do livro como representante da Jamaica no Projeto Lendo o Mundo, pois o autor aborda diversos temas como escravidão, colonização, direitos das minorias, violência, tráfico de drogas, e inúmeros outros, além de trazer vários aspectos culturais da Jamaica, creio que André Czarnobai teve muito trabalho na tradução e adaptação da narrativa para o português.
E para finalizar, vale ressaltar que não recomendo esse livro para menores de 18 anos ou para quem não se sente bem com narrativa de violência. Espero que vocês tenham gostado. Beijos e até a próxima.

Comentários

  1. Ei! Tudo bem?

    Adorei o seu projeto e gostei muito da escolha da Jamaica. Conhecia o livro, mas já tinha lido sobre ser muito denso e isso me desinteressou. Ultimamente venho estado muito ocupada e cansada, então não estou pegando esse tipo de livro, porém, assim que estiver mais livre quero dar uma chance e tentar algo estilo seu projeto.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, tudo bem, graças a Deus. Realmente, esse é um livro bem denso, e me tomou um tempão a leitura. Quando lê me conte o que achou.BEIJOS <3

      Excluir
  2. Olá , tudo joinha?!
    Menina, um livro com 75 personagens e 700 páginas não é para mim não, tenho déficit de atenção e com certeza esse livro não flui para mim.
    Mas achei bastante interessante abordar sobre jamaica. Ah, gostei muito desse projeto lendo o mundo. Pretendo fazer algo parecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse projeto está sendo muito enriquecedor. É claro que exige tempo e dedicação, mas estou amando essa experiência.

      Excluir
  3. Não conhecia o livro nem o autor, fiquei chocada pela quantidade de personagens kkkk, mas vou colocar na meta de 2019. Pretendo ler mais livros do gênero ano que vem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não conhecia, só conheci por precisar ler um autor jamaicano para o projeto. Quando concluir a leitura me conte o que achou. Bjs.

      Excluir
  4. Oiie. Engraçado que estou fazendo trabalhos para faculdade que abordam justamente essa temática. Como casa com meus trabalhos e com certeza, faz parte do meu círculo de leituras, quero muito ler esse livro.
    Beijos.

    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  5. eu sou essa que não curte muito ler violencia, sofro junto, é doloroso, mas abro algumas exceções as vezes, acho válida deixar essa dica anotadinha!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como temos tantos personagens nem dá tempo de nós apegar, mas as cenas são bem gráficas.

      Excluir
  6. Oi, tudo bem?

    Não sou tão fã de livros que retratam a violência, me coloco dentro da história e fico mal por dias. Mas me parece ser um ótimo livro.

    Ótima resenha!

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <3 São tantos personagens, que nem dá tempo de nos apegarmos, mas as cenas de violências são bem gráficas. BJS.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr