Pular para o conteúdo principal

Viajei com: A Náusea - Jean-Paul Sartre - #19 (143 Melhores Livros)



Tudo bem com vocês??? No post de hoje iremos conversar sobre o livro “A Náusea” de Jean-Paul Sartre, que foi publicado originalmente em 1938, li na edição de bolso da editora Nova Fronteira com tradução de Rita Braga.



Sinopse: “A Náusea”, romance de 1938, marcado pelo existencialismo, é considerado pela crítica o mais perfeito livro de Jean-Paul Sartre. A obra salienta a crise do homem moderno perante o vazio do cotidiano. O personagem Antoine Roquentin é o símbolo de uma geração que descobre a ausência de sentido da vida e tem de lidar com todos os desdobramentos que essa experiência pode suscitar. Suas reflexões, narradas em forma de diário, versam sobre o significado da existência e atingem seu ponto máximo quando o estado de perturbadora contemplação enfim ganha um nome: “A Náusea”.



O livro é escrito na forma de diário. O protagonista é o historiador Antoine Roquentin, que está vivendo na pacata e monótona cidade de Bouville (cidade fictícia). O motivo da mudança para tal cidade é coletar informações e escrever uma biografia o marquês de Rollebon, uma figura pitoresca da França que vivera no século XVIII.
Antes de começar a leitura do livro é interessante, até necessário, um conhecimento prévio da filosofia de Sartre e dos filósofos existencialista, pois esse é um romance filosófico e Sartre irá desenvolver aqui seu conceito filosófico de que “a existência precede a essência”, que irá ser mais desenvolvido no livro “O Ser e o Nada” de 1943, em resumo: o ser humano não nasce ser humano, se torna humano. Ou seja temos a liberdade de escolher o que faremos da nossa vida.





É muito interessante e nos leva a vários questionamentos: sobre a nossa responsabilidade em relação as futuras gerações e sobre nossa própria vida. Isso me lembrou muito a frase de Simone de Beauvoir, que foi companheira de Sartre:

Ninguém nasce mulher: torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado que qualificam o feminino”.

BEAUVOIR, S. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.



Essa foi uma leitura difícil, apesar de ser um livro curto demandou muito tempo, acabei tendo de reler vários trechos, e como meu conhecimento filosófico é bastante parco, tenho absoluta certeza que deixei passar muita coisa. O que ajudou muito foram as vídeos-aulas sobre o tema, foi muito enriquecedor e ajudou a compreender um pouco a obra.
Provavelmente terei de fazer uma segunda leitura, após uma boa estudada sobre a filosofia existencialista, mas não por agora. Então é isso, espero que vocês tenham gostado, beijos e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr