Pular para o conteúdo principal

Viajei com: As Viagens de Gulliver - Jonathan Swift - #17 (143 Melhores Livros)



Tudo bem? No post de hoje iremos conversar sobre o livro “As Viagens de Gulliver” de Jonathan Swift. O livro foi publicado pela primeira vez em 1726, eu li na edição da Editora Mimética que foi disponibilizado gratuitamente para o aplicativo do Kindle. Aproveito o post para deixar a dica: há vários livros INCRÍVEIS disponíveis gratuitamente e de forma legal através dos aplicativos tanto do Kindle, Lev ou do Kobo, os catálogos mudam constantemente, estão fale a pena dar uma conferida com regularidade.
O livro tem o título original de “As viagens através de várias e remotas nações do mundo, por Lemuel Gulliver, primeiramente cirurgião e depois capitão de vários navios”, mas o título foi posteriormente reduzido para “As Viagens de Gulliver”.



O livro foi escrito como uma sátira aos relatos de viagens, muito comuns e populares na época, como é o caso de “Robinson Crusoé”, por ser uma sátira ao gênero a narrativa é feita nesse mesmo molde: uma narrativa bem detalhada, em especial do ambiente e da cronologia da narrativa.
A história é narrada em primeira pessoa, por Gulliver, e dividida em 4 partes, que não detalharei aqui pois seria necessário fazer um resumo da obra, o que não é meu intuito.
Vou tentar me ater as considerações sobre a obra.


Parte I: Uma Viagem a Lilliput

4 de Maio de 1699


Parte II: Uma Viagem a Brobdingnag

20 de Junho de 1702 - 3 de Junho de 1706

 


Parte III: Uma Viagem a Laputa, Balnibarbi, Luggnagg, Glubbdubdrib e Japão

5 de Agosto de 1706 - 16 de Abril de 1710


Parte IV: Uma Viagem ao país dos Houyhnhnms

7 de Setembro de 1710 - 2 de julho de 1715


O que eu mais AMEI nesse livro foram os questionamentos filosóficos e críticas sociais trazidas pelo autor, as vezes de forma sutil e as vezes de forma bem escancarada, em especial na última parte. Apesar de quase 3 séculos ter se passado após a publicação da obra, a linguagem é tranquila (embora tenha muitos termos náuticos) e a leitura bastante fluída, até garantindo algumas risadas. As críticas sociais, bastante mordazes, são absurdamente e assustadoramente atuais, aplicadas inteiramente a nossa sociedade atual.
Cada um desses locais visitados por Gulliver apresentam uma sociedade muito diferente da que conhecemos, cada um desse povoado permite que ele reflita sobre vários aspectos da vida em sociedade e a maldade humana.
Quando Gulliver chega em Liliput, por exemplo, ele é muito maior que os moradores, que chegam a 15 centímetros, percebe o quanto nós somos frágeis e tacanhos. Já quando ele chega em Brobdingnag, ele é muito menor que os habitantes do local, tendo assim uma visão macroscópica do ser humano e todos nossos defeitos e imperfeições são expostos a ele, tanto fisicamente como moralmente falando.
Na terceira parte temos várias criticas: a super valorização da razão em detrimento dos sentimentos ou o inverso, sobre a finitude da vida, sobre a ciência. Amei cada uma dessas partes, mas com certeza minha preferida é a última parte, que podemos considerar como a crítica mais ácida. Nessa parte Gulliver se encontra no país dos huyhnhnms, que são cavalos falantes que criam os yahus, criaturas muito parecidas com nós, humanos, mas desprovidos de racionalidade – foi até difícil de engolir algumas críticas, porém impossível dizer que elas não são válidas.
Então fica aqui a dica desse livro sensacional, espero que vocês tenham gostado. Beijos e até a próxima.

Comentários

  1. Oi Helena.
    De certo modo, uma das coisas mais legais das sátiras são as grandes críticas sociais que vem de modo sútil. Eu conhecia o livro pelo filme embora imagine que não deve chegar nem perto. Gostei bastante da sua resenha. Espero ler o livro em breve.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia que era um tipo de satira! Eu amo robinson crusoé hahaha me marcou muito quando era mais nova!
    Agora to ainda mais curiosa pra ler!
    Vamos combinar o titulo ficou bem melhor reduzido ne! hahaha

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Ei! Tudo bem?

    Eu amo o filme que eles fizeram, então acredito que o livro seja ainda melhor. Não sabia que o nome era tão extenso, gostei muito dele!
    Fiquei empolgada com sua resenha, porque amo histórias fantásticas e que têm crtíticas sociais.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Põe críticas, é uma atrás da outra, gostei muito da forma irônica que ele faz isso. Creio que irá gostar, beijos.

      Excluir
  4. Uau, adorei a resenha! Tá aí um livro que a gente é acostumado a ouvir falar bastante, mas eu, particularmente, nunca tinha parado pra dar uma atenção real à história. Achei muuuito legais as críticas sociais, a forma como o Gulliver enxerga as diferenças sociais sob várias perspectivas. Muito bacana mesmo! Me deu muita vontade de ler!

    Beijos,
    Isa
    taglibraryisa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu não imaginava que essa obra é tão antiga.
    Tenho vergonha, estou com ela para ler desde o ano passado e até agora não fiz. Preciso mudar isso.
    Gostei muito de saber sua opinião. Esses questionamentos filosóficos e críticas sociais são o que mais me fascinam na leitura.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então creio que irá gostar, é crítica atrás de crítica, feito de forma bem irônica, vale a pena. Beijos.

      Excluir
  6. Olá!

    Eu sabia sobre o filme, mas não sobre o livro e se o filme arranca boas críticas, imagine o livro? Estou curiosa e vou ficar de olho lá no kindle.

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  7. Menina, jamais imaginei que o livro seria assim , divido por partes, vários lugares visitados e tanta lição de moral sobre a própria existência humana!
    Já ouvi falar sobre o filme, mas confesso que não assiste, porém o livro me chamou a atenção , achei sua resenha interessante e intrigante, me deixou instigada a ler!

    ResponderExcluir
  8. Falar em Robinson Crusoé é relembrar minha infância.
    Adorava ler as histórias dele na 4ª série.
    Esse livro deve ser ótimo mesmo, obrigada pela dica, irei procurar, bjus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr