Pular para o conteúdo principal

Viajei com: Os Lusíadas - Luís de Camões - #16 (143 Melhores Livros)



Tudo bem? No post de hoje iremos conversar sobre o poema épico “Os Lusíadas” do poeta português Luís de Camões. O poema foi publicado originalmente em 1572.



Antes de qualquer coisa, o intuito desse post não é fazer uma análise desse poema, e sim contar um pouco da minha experiência de leitura dessa obra. “Os lusíadas” é considerada a grande obra de Camões e o maior poema épico da língua portuguesa. A obra é composta de dez cantos, somando 1102 estrofes, em oitava-rima [ABABABCC] e 8816 versos decassílabos.
O poeta se utiliza das viagens de Vasco da Gama para fazer uma grande ode ao povo português, povo lusitano, e sua história. Além de expor sua preocupação com o descuido do governo com os aspectos sociais do país, priorizando a conquista de novos territórios e esquecendo de desenvolver o próprio país.
Esse está longe de ser um livro de leitura fácil: temos uma linguagem poética, com várias figuras de linguagem e metáforas, sem esquecer da linguagem antiga utilizada pelo poeta, em suma é uma obra que irá tomar tempo, será necessário uma dedicação maior do que a leitura, por exemplo, de um livro da Agatha, que possui uma linguagem muito tranquila e vários diálogos (o que torna a leitura muito rápida). Ou seja, se você precisa ler esse livro para a faculdade ou algo do gênero: não enrole, não demore para começar, para não precisar atropelar a leitura e com isso perder vários detalhes importante da narrativa. A escolha da edição também é importante, existem algumas que possuem várias notas e glossário, o que pode facilitar muito a leitura.
Como li numa edição bem simples recorri a outros métodos. O que me ajudou MUITO foi fazer a leitura em voz alta e também ouvir o áudio book, disponível no YouTube, já que a entonação do poema auxilia muito na compreensão. Por se tratar de um livro muito importante e influente na literatura existem vários vídeos analisando e explicando essa obra, sem mencionar vários materiais de estudo (tanto online como impresso), então caso você queira se aprofundar nessa história basta fazer uma pesquisa no bom e velho “tio” Google.
Então é isso, espero que vocês tenham gostado. Beijos e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr