Pular para o conteúdo principal

Viajei com: Robinson Crusoé - Daniel Defoe - #14 (143 Melhores Livros)



Tudo bem com vocês??? No post de hoje iremos conversar sobre o livro “Robinson Crusoé” de Daniel Defoe. O livro foi publicado originalmente em 1719. Eu li na edição da Centaur Editions, de 2014 com tradução de Manuel Joaquim Pinheiro, disponível gratuitamente através do Kindle.



Sinopse: “Robinson Crusoé” foi o primeiro romance de Daniel Defoe. Produto de uma imaginação poderosa, foi um sucesso imediato e ainda hoje é uma das obras mais importantes e controversas da literatura inglesa.
“Robinson Crusoé” é a história das viagens e aventuras de um mercador, do seu naufrágio e da sua vida solitária numa ilha. Baseado na vida de Alexander Selkirk, é uma obra fascinante pelas suas descrições de Crusoé, do modo engenhoso e imaginativo como criava e usava utensílios e de como conhece e se relaciona com Sexta-Feira.

Robinson é filho de uma família de classe média, decide que prefere viver uma vida de aventuras a ter uma existência presa a um escritório ou algo do gênero. Apesar da insistência de seu pai, totalmente contrário a essa ideia, ele decide virar um mercador.
Nosso protagonista não é um herói idealizado, mas um ser humano comum, com seus defeitos e suas qualidades. Ele é bastante individualista e interesseiro, medindo o valor das pessoas por aquilo que poderia obter delas, um exemplo disso é o fato dele cogitar se tornar um escravagista mesmo depois de ter sido feito escravo, após o primeiro naufrágio que sofre, e ter conseguido fugir de tal destino e ter reconquistado sua liberdade.
Não se preocupem isso ocorre logo no começo, e Robinson não vive apenas uma aventura, mas várias, isso é apenas a ponta do iceberg, já que após sua fuga da escravidão, ele acaba aportando no Brasil e se torna dono de engenho. Mas a sede por aventuras fala mais alto, e ele se junta com mais 4 colonos para formarem uma frota e partir na tentativa de trazer uma “carga” de escravos para serem vendidos no Brasil e assim aumentarem suas rendas.
É então que sua maior aventura começa: Robinson enfrenta seu segundo naufrágio e é lançado em uma ilha deserta na região do Caribe, como único sobrevivente, ele tenta resgatar o que consegue do navio e sobreviver nesse local deserto e isolado enquanto busca meios de retornar a civilização.
Toda historia é apresentada na forma de diário, em primeira pessoa, e apesar de ter sido publicado há muito tempo, a linguagem foi extremamente tranquila de ser acompanhada. É muito interessante como o autor utiliza a narrativa para transmitir o que esta sendo experimentado pelo personagem. Os momentos que Robinson está se habituando à situação a narrativa é repetitiva, monótona e um pouco arrastada, se tornando mais direta e fluida quando o personagem já está acostumado com a situação vivenciada.
Mesmo sendo um livro do século XVIII, sua temática e lições continuam extremamente atuais e fica aqui minha recomendação desse clássico da literatura universal. Espero que vocês tenham gostado, beijos e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr