Pular para o conteúdo principal

Viajei com: Persépolis - Marjane Satrapi


Hoje quero compartilhar com vocês minha leitura de "Persépolis", livro que ganhei de Amigo Secreto de Halloween. O quadrinho foi publicado pela Companhia das Letras, com tradução de Paulo Werneck.

   
"Persépolis" é um romance autobiográfico em quadrinhos de Marjane Satrapi, que retrata desde sua infância até sua vida adulta. Os traços dessa graphic novel são em preto e branco e simples, que combinou muito com o estado de espirito da personagem.


Marjane Satrapi

Marjane é iraniana, e nasceu em 1969, numa família bem liberal, politizada e que lutava a favor da revolução, procurando um jeito de melhorar o Irã. Mas na década de 70 os xiitas chegam ao poder e várias leis são impostas, com as mulheres, muitas vezes, sendo as maiores vítimas da repressão.
É SUPER legal e interessante ver os acontecimentos pelos olhos de alguém que presenciou tudo. Ela nos apresenta alguns costumes do Irã, o período de revolução, as guerras, como as pessoas lidavam com isso.
O livro não tem suas páginas numeradas e é composto por 39 histórias. Cada história são memórias da autora, entre algumas delas há grandes saltos temporais, de meses, anos... E o que me chamou a atenção foi que a Marjane não mascarou os fatos nem seu comportamento.
Elas nos conta sua infância, com histórias tristes, fortes e tocantes... Já na adolescência a autora era uma garota chata, creio que pelo anseio de se enturmar, a solidão de morar sozinha, longe dos pais, dos amigos em um país totalmente estranho. Todo dilema vivido por praticamente todas as garotas na puberdade vão se misturando com as guerras, os bombardeiros e a opressão, intensificando o dilema e as dificuldades por ela vividos. Mas, todos esses problemas são provocados pelo regime opressor? Bom, não diretamente, alguns são consequências de erros cometidos por ela mesma, em sua tentativa de se descobrir.
Apesar de toda a opressão, ela nunca foi presa ou torturada, no muito ela foi retida no comitê (O QUE SEM DÚVIDA É ÓTIMO), pois como ela é bisneta do antigo imperador, sua família não era pobre, tinham recursos, e dessa forma pode pagar as fianças e envia-la para fora do país, infelizmente muitos não tiveram essa sorte.





A história foi adaptada para o cinema em 2007. O filme utilizado o mesmo estilo do romance gráfico, embora haja várias de cenas dos dias atuais que são mostrados em cores, enquanto o restante dos acontecimentos em flashback são ilustradas em preto e branco, como no romance. O filme estreou em vários países e foi aclamado pela crítica recebendo uma indicação ao Óscar de Melhor Filme Animado.
Beijos e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr