Pular para o conteúdo principal

Viajei com: O navio das noivas - Jojo Moyes

 


 

Tudo bem? No post de hoje iremos conversar sobre o livro “O Navio das Noivas”, publicado originalmente em 2005, chegando no Brasil pela Intrínseca em 2016 com tradução de Flávia Rössler.

 


 

Sinopse: Austrália, 1946. É terminada a Segunda Guerra Mundial, chega o momento de retomar a vida e apostar novamente no amor. Mais de seiscentas mulheres embarcam em um navio com destino a Inglaterra para encontrar os soldados ingleses com quem se casaram durante o conflito.

Em Sydney, Austrália, quatro mulheres com personalidades fortes embarcam em uma extraordinária viagem a bordo do HMS Victoria, um porta-aviões que as levará, junto de outras noivas, armas, aeronaves e mil oficiais da Marinha, até a distante Inglaterra. As regras no navio são rígidas, mas o destino que reuniu todos ali, homens e mulheres atravessando mares, será implacável ao entrelaçar e modificar para sempre suas vidas.

Enquanto desbravam oceanos, os antigos amores e as promessas do passado parecem memórias distantes. Ao longo da viagem de seis semanas — apesar de permeada por medos, incertezas e esperanças — amizades são formadas, mistérios são revelados, destinos são selados e o felizes para sempre de outrora não é mais a garantia do futuro que foi planejado.

Com personagens únicas e uma narrativa tocante, Jojo Moyes conta uma história inesquecível que captura perfeitamente o espírito romântico e de aventura desse período da História, destacando a bravura de inúmeras mulheres que arriscaram tudo em busca de um sonho.

 


Não é segredo para ninguém que histórias que se passam no período da II Guerra Mundial me chamam a atenção, e quando descobri que o livro foi inspirado na história da avó da autora, que fez a mesma travessia relatada no romance para reencontrar o marido no período pós-guerra, fiquei extremamente curiosa para ler.

Ao contrário do que o título possa dar a entender, o romance não é o foco dessa narrativa, temos sim romance, mas não é o ponto chave da trama, apesar disso ele foi trabalhado de uma forma muito bonita e que deixa o coração quentinho.

Sobre o desenrolar da história: não vá esperando altos acontecimentos e reviravoltas, pois não é o caso aqui, a narrativa tem como foco a travessia em si, em se colocar no lugar dessas mulheres, com as suas angústias e seus medos, uma vez que elas abandonaram suas famílias, sua vida, amigos, conhecidos, seu país, com destino ao desconhecido, com destino a um marido que muitas não veem a um bom tempo, que elas nem sabem se vão receber elas bem. Então o ritmo mais lento e a simplicidade dos acontecimentos não me incomodaram.

Embora sejam mais de 600 mulheres fazendo a travessia, nós acompanhamos especialmente 4 mulheres que dividem a mesma cabine:

 

- Frances, uma enfermeira que serviu na guerra, ela é a mais fechada do grupo, que claramente escondem alguns segredos, sendo uma das minhas favoritas.

 

- Margareth, que juntamente com Frances, foi uma das minhas favoritas. Ela perdeu a mãe muito cedo, se vendo responsável pelo cuidado com o pai e os irmãos. Com isso ela tem aquele ar de “mãezona”, realmente se preocupando com as colegas de cabine.

 

- Jean, a mais nova entre elas, sem muito conhecimento de mundo, sendo mais expansiva do que as colegas, não se enquadrando no padrão estabelecido socialmente.

 

- Avice, uma jovem fútil, egocêntrica e muito mimada, me irritando muito.

  

Só posso dizer que me envolvi muito com a leitura, me conectei muito com as personagens e o final foi muito amor envolvido. Então é isso, espero que vocês tenham gostado. Beijos e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr