Pular para o conteúdo principal

Viajei com: Lolita - Vladimir Nabokov - #35 (143 Melhores Livros)


 

Tudo bem? No post de hoje iremos conversar sobre “Lolita” de Vladimir Nabokov, publicado em 1955. Li na edição da editora Alfaguara com tradução de Sergio Flaksman.

 

 

Sinopse: Polêmico, irônico e tocante, este romance narra o amor obsessivo de Humbert Humbert, um cínico intelectual de meia-idade, por Dolores Haze, Lolita, 12 anos, uma ninfeta que inflama suas loucuras e seus desejos mais agudos. Através da voz de Humbert Humbert, o leitor nunca sabe ao certo quem é a caça, quem é o caçador. A obra-prima de Nabokov, agora em nova tradução, não é apenas uma assombrosa história de paixão e ruína. É também uma viagem de redescoberta pela América; é a exploração da linguagem e de seus matizes; é uma mostra da arte narrativa em seu auge. Na literatura contemporânea, não existe romance como Lolita.

 

 

O que dizer sobre essa capa e essa sinopse, que podem dar uma ideia bem errada da narrativa? Ambas são bem ambíguas assim como a obra de Nabokov.

A capa pode passar para alguns a ideia de uma Dolores sedutora, imagem que nosso narrador quer nos vender a todo custo, mas brincar com a maquiagem, as roupas e os calçados da mãe, é um comportamento bem comum entre crianças, enfim apenas uma criança sendo criança e explorando o mundo.

No tocante a sinopse duas frases me chamaram a atenção: “Através da voz de Humbert Humbert, o leitor nunca sabe ao certo quem é a caça, quem é o caçador” – numa rápida leitura, pode parecer talvez que nosso narrador talvez não tenha 100% da responsabilidade dos acontecimentos, porém, para mim a chave está no começo dessa frase – o fato de que a única visão que temos é a do Humbert Humbert, que sim é manipulador e cínico, que tenta conquistar o júri (nós leitores), sobre a alegação de que teria sucumbido aos encantos de Dolores; contudo em alguns pontos ele deixa escapar suas verdadeiras intenções e caráter, como no momento em que fantasia com uma Lolita II (que seria sua filha) e uma Lolita III (que seria sua filha e neta), se isso não é totalmente asqueroso e repulsivo, não faço a menor ideia do que é asqueroso e repulsivo.

Já a segunda frase que me chamou a atenção foi: “Na literatura contemporânea, não existe romance como Lolita”, a princípio pode parecer que a frase está afirmando que “Lolita” é uma história romântica, entretanto quando falamos em romance, estamos falando do gênero narrativo ao qual o livro pertence, pois esse livro é ZERO romântico, afinal estamos falando de uma história sobre pedofilia, e é impossível ter romantismo nisso, em momento algum tive empatia por Humbert Humbert.

Mesmo se tratando de um tema extremamente pesado e repulsivo, o livro é narrado de uma forma bem contrastante, com uma linguagem muito poética e com algumas metáforas, em alguns momentos tive de reler para confirmar se realmente eu havia entendido corretamente a cena narrada, a tradução foi bem feliz e consegui manter essas características.

Então é isso, espero que vocês tenham gostado. Beijos e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr