Pular para o conteúdo principal

Viajei com: As vantagens de ser invisível - Stephen Chbosky

OLÁ... OLÁ... OLÁ... Tudo bem???
Hoje quero compartilhar com vocês minha experiência de leitura do livro "As vantagens de ser invisível" de Stephen Chbosky. Eu ganhei esse livro da linda da Jéssica Rodrigues, de Amigo Secreto de Halloween no ano passado.



O livro foi publicado em 1999, com o título "The Perks of Being a Wallflower", o que numa tradução mais literal seria: os benefícios de um chá de cadeira, ou os benefícios de sentar e observar... ou algo do tipo. O livro foi traduzido por Ryta Vinagre e publicado pela Editora Rocco em 2007.
O livro é TODO narrado em cartas, que são escritas por um rapaz de 15 anos, que mora com os pais e os irmãos, sendo ele o mais novo, o rapaz se denomina Charlie. As cartas são para alguém que ele conhece apenas de nome, mas essa pessoa não sabe quem é ele realmente e em momento algum nós descobrimos para quem são essas cartas, nem ao menos se é para um homem ou para uma mulher, pois ele sempre começa por “Dear friend”. Então de certa forma as cartas são endereçadas a nós, leitores.
As cartas são enviadas durante um ano, entre 1991 e 1992. Durante suas cartas Charlie nos conta sobre sua introversão, a descoberta da sexualidade, relacionamento com a família, o uso de drogas e outros assuntos comuns na adolescência. Durante o livro Charlie sempre menciona os livros que está lendo, que são indicações de seu amigo e professor de inglês, que o incentiva a escrever e a desenvolver a analise.
O irmão de Charlie está indo para a faculdade e sua irmã está no último ano e ele está com medo do ensino médio, pois sempre foi um garoto introvertido, além disso, Charlie apresenta alguma patologia psiquiátrica, não sabemos ao certo o que, mas ele precisou ficar internado quando criança e teme constantemente uma recaída.
Algumas cartas são engraçadas ou cômicas, outras preocupantes e “tensas”, outras reflexivas. Por esse motivo o livro é considerado polêmico e foi banido de algumas escolas no EUA. O livro trás vários questionamentos, como: até que ponto a amizade influência no comportamento de uma pessoa, ou é o nosso comportamento que nos leva a ter determinadas amizades? Qual o limite para os cuidados paternos, sem sufocar a personalidade dos filhos? E quando esse filho necessita de um acompanhamento a mais??? Embora esses questionamentos não apareçam diretamente no livro, eles aparecem durante a leitura.
A obra foi adaptada para o cinema em 2012. A adaptação agradou alguns, desagradou outros... Levando em consideração que o próprio autor foi o diretor do filme, creio que deva te saído do agrado dele. Mas como adaptação de um livro que se passa basicamente na cabeça de um único personagem, foi uma boa adaptação.


Fica recomendada a leitura. Beijos e até a próxima.


PS: sobre a patologia psiquiátrica de Charlie, alguns dizem que ele é depressivo, já no filme ele foi tido como esquizofrênico. Nunca saberemos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr