Pular para o conteúdo principal

Viajei com: A Última Batalha (As Crônicas de Nárnia) - C. S. Lewis

TASH - ilustração de Pauline Baynes


OLÁ, hoje chegamos ao fim do Especial As Crônicas de Nárnia, com a resenha do livro "A Última Batalha", que na edição de volume único da Martins Fontes tem 111 páginas, sendo o maior livro da série, sendo traduzido por Silêda Steuernagel.
Alguns detalhes para nos situarmos na história:

- muitos anos se passaram após os acontecimentos narrados em "A Cadeira de Prata".

- Nárnia é governada por Tirian.

- e Aslam não aparece por lá há muitos anos.

Em terras Narnianas vivia um macaco por nome Manhoso, muito velho e astuto, que tinha por “amigo” um burro, chamado Confuso (literalmente). Manhoso se aproveitava da inocência e bondade de Confuso. Um dia eles encontram uma pele de leão, e Manhoso, muito astuto, convence Confuso a vestir a pele e se passar por Aslam, e passa a usar isso a seu favor, fazendo parceria com os calormanos (sem se preocupar com as consequências de seus atos).
Toda a história se desenrola a partir desse ponto. O rei consegue pedir ajuda aos amigos de Nárnia (os antigos reis e rainhas, e humanos que visitaram Nárnia).
Por se tratarem de livros curtos, não há como falar mais sem dar spoiler. Mas confesso que o final me surpreendeu muito, de forma positiva. Simplesmente não esperava os últimos acontecimentos, que foram um tanto controversos (algumas pessoas não gostaram, outras sim).
Assim como nos demais livros da série, podemos perceber uma intertextualidade com narrativas bíblicas. Mas você que não se interessa por histórias bíblicas não se preocupe, isto não interferirá em nada na sua leitura.
Apesar de As Crônicas de Nárnia ser uma obra voltada ao público infantil, alguns temas nela tratados não são. Um dos temas mais recorrentes na obra e que mais me chamou a atenção são as consequências de nossas ações e escolhas, que podem ser boas ou más e podem interferir em nossas vidas de formas e graus variados.
Assistindo e lendo algumas resenhas sobre Nárnia, percebi que cada leitor se atentou para um tema diferente. E isso é o que eu acho fantástico na leitura – a história fala com cada leitor de uma forma diferente, única. E é isso que faz uma grande história: a sua capacidade de nos marcar.
Fica a recomendação de uma série maravilhosa. Espero que tenham gostado do especial. Peço que ajudem a divulgar o blog. Beijos e até a próxima.
PS: No final do post segue o último paragrafo do livro (muito lindo, e que não contêm spoiler), mas caso não goste de ler o final antes: NÃO LEIA. Beijos.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

“E, à medida que Ele falava, já não lhes parecia mais um leão. E as coisas que começaram a acontecer a partir daquele momento eram tão lindas e grandiosas que não consigo descrevê-las. Para nós, este é o fim de todas as histórias, e podemos dizer, com absoluta certeza, que todos viveram felizes para sempre. Para eles, porém, este foi apenas o começo da verdadeira história. Toda a vida deles neste mundo e todas as suas aventuras em Nárnia haviam sido apenas a capa e a primeira página do livro. Agora, finalmente, estavam começando o Capítulo Um da Grande História que ninguém na terra jamais leu: a história que continua eternamente e na qual cada capítulo é muito melhor do que o anterior.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr