Pular para o conteúdo principal

Viajei com: Fortaleza Digital - Dan Brown

Olá, tudo bem com vocês??? No post de hoje irei comentar sobre o livro Fortaleza Digital, que foi o livro de estreia de Dan Brown, publicado em 1998, e mas não causou tanta repercussão como O Código Da Vinci. Sendo publicado no Brasil pela editora Sextante em 2008 com tradução de Carlos Irineu da Costa.


A capa é linda - embora a última (Inferno) seja muito mais... 

Sinopse: Em Fortaleza Digital, Brown mergulha no intrigante universo dos serviços de informação e ambienta sua história na ultra-secreta e multibilionária NSA, a Agência de Segurança Nacional americana, mais poderosa do que a CIA ou qualquer outra organização de inteligência do mundo.
Ensei Tankado jura se vingar dos Estados Unidos após ser demitido da Agência de Segurança Nacional (NSA) – por discordar da politicas da empresa.
Ensei alega ter desenvolvido um algoritmo de encriptação inquebrável, algo considerado impossível, que caso seja publicamente utilizado inutilizará o computador superpotente da NSA, TRANSLTR (até então considerado uma arma invencível para decodificar mensagens terroristas transmitidas pela Internet) – o Fortaleza Digital, e ameaça soltar o programa na internet gratuitamente.
A receitinha de bolo que falei – “A agência recorre à sua mais brilhante criptógrafa, a bela matemática Susan Fletcher e seu namorado, David Becker. Presa numa teia de segredos e mentiras, sem saber em quem confiar, Susan precisa encontrar a chave do engenhoso código para evitar o maior desastre da história da inteligência americana e para salvar a sua vida e a do homem que ama”.

Ao contrário dos livros onde Langdon é protagonista, em Fortaleza Digital não há tantas referências a monumentos históricos e obras de artes. O livro se foca no desenvolvimento tecnológico e na discussão sobre até onde vai ou deve ir a privacidade virtual das pessoas? Vale tudo para impedir ataques terroristas ou atos semelhantes?
Apesar de ter sido publicado 16 anos atrás, o tema continua atual e chamando a atenção, principalmente após os anúncios feito por Edward Snowden, ex-técnico da NSA (agência citada no livro) sobre espionagem virtual feita pela agência. Dan Brown será que você andou conversando com Snowden???
Recentemente saiu um noticia que essa obra seria adaptada na forma de série pelo canal ABC – espero que saia melhor que O Código Da Vinci e Anjos e Demônios.


Espero que tenham gostado, e recomendo o livro, BJS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr