Pular para o conteúdo principal

Viajei com: O Homem do Terno Marrom - Agatha Christie - PAC#31



Tudo bem? No post de hoje iremos conversar sobre o livro “O Homem do Terno Marrom”, escrito pela diva Agatha Christie. “The Man in the Brown Suit” foi lançado em 1924, eu li na edição da L&PM, com tradução Petrucia Finkler.




Sinopse: “A jovem e bela Anne vai a Londres atrás de aventuras – e as encontra no local mais corriqueiro possível: a estação de metrô Hyde Park Corner. Ela está na plataforma quando um sujeito magro, com cheiro de naftalina, se desequilibra e cai nos trilhos, morrendo eletrocutado. O veredito da Scotland Yard é de morte acidental. Mas Anne não está convencida. Afinal, quem era o homem do terno marrom que examinou o corpo? E por que ele saiu correndo, deixando atrás de si uma mensagem enigmática? Publicado originalmente em 1924, este romance de mistério que mistura thriller, espionagem e paisagens africanas é um dos preferidos dos fãs de Agatha Christie”.



O Homem do Terno Marrom” tem um clima MUITO semelhante ao do livro “O Adversário Secreto”, ambos livros sendo muito trabalhados na espionagem e contraespionagem, o que reflete um pouco o clima da época e chama muito a atenção do leitor. Assim como em “O Adversário Secreto”, aqui temos uma quadrilha que realiza várias operações ilegais controlada por uma figura enigmática, “O Coronel”.
Também não temos a presença dos grandes detetives da autora, Poirot e Miss Marple, o protagonismo fica por conta de Anne Beddingfield, uma jovem inteligente e bonita, que acaba de ficar órfã, se mudando para Londres, e isso foi muito interessante de acompanhar, essa busca da Anne por liberdade e autoafirmação.
O livro é narrado em 1º pessoa por dois personagens: Anne e Sir Eustace Padler (através de trechos de seu diário, que servem também com alívios cômicos a obra), e como é comum nos livros da autora, ao longo da narrativa temos outros pequenos mistérios a serem desvendados, que desviam a atenção do leitor das pistas corretas, o que é bem característico da Agatha.
Fica então a dica de uma leitura interessante e envolvente, que embora não esteja entre os melhores que li da autora, foi uma leitura bastante satisfatória. Espero que tenham gostado, beijos e até a próxima.

Comentários