Pular para o conteúdo principal

Viajei com: O Sol Também se Levanta - Ernest Hemingway - #27 (143 Melhores Livros)



Tudo bem? No post de hoje iremos conversar sobre “O Sol Também se Levanta” de Ernest Hemingway, autor que tem conquistado cada vez mais meu coração. “The Sun Also Rises” foi publicado originalmente em 1926, sendo o primeiro romance do escritor. Eu li na edição da Bertrand Brasil, com tradução de Berenice Xavier.



Sinopse: “O sol também se levanta” é uma obra vigorosa que retrata, em estilo direto e despojado, os conflitos e frustrações dos norte-americanos e ingleses que vivem em Paris após a Primeira Guerra Mundial. Numa linguagem acelerada, Hemingway cria personagens que logo se inserem no convívio do leitor, destacando-se, entre eles, como figuras marcadas e marcantes, Jake Barnes, jornalista emasculado por um ferimento de guerra, Lady Brett Ashley, jovem viúva inglesa por quem ele estava apaixonado, Robert Cohn, o escritor em busca de seu caminho, Mike Campbell, o playboy inglês que também fazia a corte a Lady Brett, e Pedro Romero, o toureiro espanhol com quem ela tem um caso.
Para “O Sol Também se Levanta” Hemingway elaborou tipos humanos complexos, representando assim uma geração contaminada pela ironia e pelo vazio diante da vida, com seus valores morais destruídos pela guerra e irremediavelmente perdidos. Temas como a solidão e a morte, os preferidos do escritor, são explorados de forma brilhante. Escrito originalmente em 1926 e publicado em 1927, este é considerado por muitos como sua obra mais refinada em termos de técnica literária.




Alguns leitores não se dão bem com a narrativa de Hemingway, isso se deve a bendita expectativa, Hemingway se utiliza de frases curtas, com uma linguagem direta, simples e com descrições feitas de forma restrita, econômica até, técnica que ficou conhecida como Teoria do Iceberg, que nas palavras do próprio autor, pode ser descrita como:

Se um escritor de prosa sabe o bastante sobre o assunto do qual está falando, ele pode omitir coisas que sabe e o leitor, se o escritor está escrevendo de forma verdadeira o bastante, sentirá essas coisas com tanta força como se o escritor as tivesse afirmado. A dignidade do movimento de um iceberg existe porque apenas um oitavo dele está acima d’água. Um escritor que omite coisas porque não as conhece apenas cria lugares vazios na sua escrita”.

Então se você pretende ler qualquer livro do autor, não vá esperando uma história cheia de reviravoltas a la Dan Brown, pois não será isso que você irá encontrar. Nesse livro o autor faz um retrato de um período histórico bastante conturbado, a Primeira Guerra havia acabado, mas o clima de conflito e tensão não, tanto que apenas 20 anos após o fim da Grande Guerra, eclodia a II Guerra Mundial.
Muito leitores relatam que há muitas semelhanças com “Paris é uma Festa”, que é um livro de não ficção, autobiográfico, por isso “O Sol Também se Levanta” é considerado um roman à clef, pois se trata de narração de uma experiência real, contada de forma ficcional, no caso, o período em que Hemingway viveu na Europa nos anos 20, junto com a chamada geração perdida, artísticos e literários e sua vida boêmia, e Ernest sabia aborda de forma brilhante temas como melancolia, solidão e a morte.
Sendo assim, se você pretende ler qualquer livro do autor leve isso em consideração, que são obras mais reflexivas, que vão falar sobre o ser humano e suas mazelas, de forma simples, direta e singela, mas ao mesmo tempo intensa, tocante e impactante.
Então é isso, espero que vocês tenham gostado, beijos e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr