Pular para o conteúdo principal

Viajei com: Eu matei Sherazade - Joumana Haddad - PLM #20



Tudo bem com vocês?? No post de hoje iremos conversar sobre o livro Eu matei Sherazade - Confissões de uma árabe enfurecida da autora Joumana Haddad. O livro foi publicado em 2010, com o título “I Killed Scheherazade”, sendo publicado no Brasil em 2011 pela editora Record com tradução de Dinah Azevedo. Ele foi lido para o projeto Lendo o Mundo, representando o Líbano.



A autora com uma escrita fluída, de forma dinâmica e bastante irônica aborda temas importantes para todas as mulheres, não apenas as mulheres orientais, mas a todas as mulheres.
Joumana é bem direta em seus apontamentos, sem papas na língua, sem meias palavras. Mas o livro não é menos denso por conta disso, muito menos superficial, lembrando aos leitores que temos muito que melhorar no que diz respeito à igualdade de gênero. Enquanto lia me lembrei dessa ilustração que vi no instagram:




Me identifiquei MUITO, muito mesmo com os pontos defendidos pela autora, que se considera uma pós-feminista:

“Um erro foi transformar os homens em demônios. Existem misóginos, como existem os que podem ser feministas. Outro erro foi dizer não à feminilidade, como se isso fosse sinônimo de fraqueza.”

“É necessário, particularmente no mundo árabe, que a mulher tome as rédeas da sua vida, passo a passo, sem esperar nada de ninguém, e sem ser um espelho que reflita o que os outros pensam que deveriam ser a sua imagem. A verdadeira questão consiste em que ela recupere a identidade que lhe foi roubada e desfigurada.”

O livro está dividido em uma coletânea de 9 artigos que abordam questões de igualdade de gênero, contando ainda com uma nota ao leitor da própria autora, onde ela nos conta como surgiu o livro; com um prefácio de Etel Adnan; com uma introdução; para encerrar o livro temos uma autobiografia poética. Cada capítulo é iniciado por uma frase, de mulheres árabes intelectuais, relacionada aos temas abordados durante o capítulo.
Então é isso, mais um livro incrível lido para esse projeto, COMO ESTOU AMANDO ESSA EXPERIÊNCIA. Fica minha recomendação. Espero que vocês tenham gostado. Beijos e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr