Pular para o conteúdo principal

Viajei com: Toda luz que não podemos ver - Anthony Doeer



Tudo bem com vocês??? No post de hoje irei comentar sobre o livro Toda luz que não podemos ver de Anthony Doeer.



SINOPSE: Marie-Laure vive em Paris, perto do Museu de História Natural, onde seu pai é o chaveiro responsável por cuidar de milhares de fechaduras. Quando a menina fica cega, aos seis anos, o pai constrói uma maquete em miniatura do bairro onde moram para que ela seja capaz de memorizar os caminhos. Na ocupação nazista em Paris, pai e filha fogem para a cidade de Saint-Malo e levam consigo o que talvez seja o mais valioso tesouro do museu. Em uma região de minas na Alemanha, o órfão Werner cresce com a irmã mais nova, encantado pelo rádio que certo dia encontram em uma pilha de lixo. Com a prática, acaba se tornando especialista no aparelho, talento que lhe vale uma vaga em uma escola nazista e, logo depois, uma missão especial: descobrir a fonte das transmissões de rádio responsáveis pela chegada dos Aliados na Normandia. Cada vez mais consciente dos custos humanos de seu trabalho, o rapaz é enviado então para Saint-Malo, onde seu caminho cruza o de Marie-Laure, enquanto ambos tentam sobreviver à Segunda Guerra Mundial. Uma história arrebatadora contada de forma fascinante. Com incrível habilidade para combinar lirismo e uma observação atenta dos horrores da guerra, o premiado autor Anthony Doerr constrói, em Toda luz que não podemos ver, um tocante romance sobre o que há além do mundo visível.


Eu me interesso-me MUITO por livros que se passem durante a Segunda Guerra Mundial, já li alguns, como O Diário de Anne Frank, O Mundo de Anne Frank, Os Colegas de Anne Frank, O Menino do Pijama Listrado, A Menina que Roubava Livros. E há tantos outros que gostaria de ler. E algo que fica bem claro nesse livro é uma velha frase do George Orwell:



O livro é narrado em terceira pessoa, em capítulos curtos, o que acaba tornando a leitura mais rápida, apesar das 500 páginas. E os capítulos vão alternando os pontos de vista, entre Marie, Werner e outros personagens, até que as histórias se entrelaçam. O modo como à história dos personagens se unem é muito legal, achei muito interessante esse entrelaçamento da história deles.
Gostei MUITO do fato do autor não ter pressa para finalizar a obra, não falo do fato do livro ter mais de 500 páginas, mas do destino dos personagens ser apresentado para nós leitores de forma adequada. Pois algo que me irrita muito num livro é o fato do autor enrolar para acontecer o clímax, e quando chega à últimas dez vinte páginas querem resolver tudo, e o faz de forma apressada e algumas vezes não amarram todas as pontas. E isso não acontece aqui:



Apesar do tema pesado, triste e complexo, o autor trás uma escrita bem poética, onde ele explora as sensações do ambiente, os cheiros, os sons, tudo de forma singela.
Apesar de ter gostado muito do livro, achei a história repetitiva em alguns pontos, devido ao fato dos capítulos serem intercalados entre “presente” e “passado”, o que deixou a narrativa confusa no começo, mas aos poucos nos acostumamos com isso.
Então é isso, espero que vocês tenham gostado. Beijos e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr