Pular para o conteúdo principal

Viajei com: O Conde de Monte Cristo - Alexandre Dumas


Tudo bem com vocês??? No post de hoje irei comentar sobre o incrível O Conde de Monte Cristo de Alexandre Dumas. A obra foi publicada originalmente em formato de folhetim, começou a ser publicada em 1844 e foi concluída em 1846. O que justifica alguns fatos dentro da obra.
Como estava planejando ler esse livro este ano resolvi fazer um projeto de leitura em conjunto. Começamos a leitura no final de Abril e concluímos na segunda semana de Julho e simplesmente AMEI esse livro.

O livro conta a historia do jovem Edmond Dantès, que é marinheiro no navio Pharon, do armador Pierre Morrel. Durante a viagem o capitão falece, mas antes ele pede a Dantès levar uma encomenda a Elba, onde está exilado Napoleão, que lhe entrega uma carta para ser entregue a um conhecido em Marselha, fato testemunhado por Danglars, contador do navio e desafeto de Edmond.
Depois de uma longa viagem, Edmond está ansioso por ver o pai e a noiva, a catalã Mercedes. Após uma breve visita ao pai, Edmond vai visitar a noiva. Como ele será promovido, decide marcar o casamento o mais rápido possível.
Mas Danglars trama contra Edmond, juntamente com Fernand, primo de Mercedes e que é apaixonado por ela. Danglars escreve uma denúncia acusando Dantès de bonapartimos, denúncia essa entrega ao magistrado da cidade por Fernand, tudo de forma anônima.
Edmond é preso no almoço em comemoração a assinatura do contrato de casamento, que aconteceria logo em seguida. Dantès é tido como inocente pelo magistrado, mas quando menciona quem receberia a carta é encaminhado para a prisão – quem receberia a carta era o pai do magistrado.
Dantès passa anos na prisão, onde conhece o abade Faria, que ensina a ele tudo que sabe. Edmond consegue escapar e busca se vingar de todos que o traiu.
O livro é um senhor tratado sobre vingança. Edmond é uma pessoa muito astuta, ele consegue manipular as pessoas a sua volta e ao mesmo tempo em que consegue tirar o corpo fora. A forma como consegue seus objetivos é bem engenhosa, além disso, as análises filosóficas que Dantès apresenta são sensacionais.
Algo que me chamou a atenção foi que não há personagem de enfeite (e olha que há MUITOS personagens), nem trama para ocupar espaço (e o livro é bem grandinho, cerca de 1600 páginas), tudo é justificado e tem um por que.

Então é isso, espero que vocês tenham gostado. Beijos e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr